Me avisaram que ontem o Musk conversou com o deputado Gustavo Gayer (não conheço). Mas honestamente, na parte técnica da explicação, estou dividido.

https://vm.tiktok.com/ZMhFLoXs5/

De "bater o olho" não sei se faz tanto sentido. Na prática, o uso no Brasil não foi 100% cortado. Não sei qual porcentagem está usando, mas uma quantidade significativa está aqui.

De fato o "algoritmo" (conjunto de algoritmos e sistemas, na verdade) trabalha com dados temporais (dependentes de data). Se desligar por muito tempo, "expira" muita coisa e imagino que o pior que pode acontecer é que as recomendações de posts vão ficar deteriorados, mas não que vão parar de funcionar.

Claro que numa conversa assim não dá pra dar todos os detalhes e precisa simplificar, mas acho que simplificou tanto que pelo menos eu, fiquei com mais dúvida do que esclarecido.

Me parece mais fácil pensar que sim, do ponto de vista estratégico, ele demonstrou o ponto de que estamos oficialmente censurados sem motivo, mas o X é mais útil se for liberado, mesmo que atendendo as ordens do Voldemort a contra-gosto.

"Viva pra lutar no próximo dia", talvez seja estratégia. Ou, se for cínico, jogou a toalha mesmo e jogo que segue. Vai saber.

O "algoritmo" do X e de qualquer outra rede são fechados. O do X é um dos mais sofisticados. E quando eles liberaram parte do código um tempo atrás, eu fiz uma análise e contei a história de sua evolução, neste vídeo:

https://x.com/AkitaOnRails/status/1837148735605805225?t=6eoJwqbJs0J-zinEJCuv3A&s=19

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Não faz sentido. Ele está mentindo e usando isto como subterfúgio. Se a razão técnica tivesse realmente primazia, ele jamais teria entrado na briga.

Akita, completamente off-topic mas sua verificação NIP-05 está falhando e no mundo Nostr isso dá a impressão que essa conta é de um bot se passando por você. Joga um arquivinho json em https://akitaonrails.com/.well-known/nostr.json?name=akitaonrails que resolve.

Eis o meu de exemplo: https://accioly.social/.well-known/nostr.json?name=anthony

E se precisar converter sua chave de formato npub para hex isso pode ser útil: https://nostrcheck.me/converter/

O que eu penso, e o que achou ser o mais provável é que essa briga dele está saindo caro pra ele perante os outros globalistas.

O que sustenta a truculência de Xandão é uma casta de poder tão gigantesca que até mesmo Elon não imaginava.

Some-se a isto a real possibilidade de toda uma população de internautas brasileiros realmente se desvencilharem do ópio que são as plataformas sociais centralizadas. De um lado o X perde seus usuários e o consequente controle que exerce, deixando o caminho livre pra Meta e outros. Por outro, e ainda mais desastroso para o X, essa massa começa a pensar seriamente em plataformas descentralizadas. Na hipótese, mesmo remota, de um efeito rede ocorrer no Nostr, por exemplo, tal fenômeno seria catastrófico para o status quo vigente.

Eu creio que os donos do mundo chamaram Musk, deram uma comida de rabo nele, mandaram ele engolir o orgulho e aceitar a "derrota".

Quem sai perdendo com está patifaria inconsequente? O povo brasileiro que, gado demais, voltará para o X, com medo, acuado, mais viciado que nunca, e mil vezes mais manipulado.

Só há liberdade na descentralização.

Ainda parcialmente off-topic, sinceramente, independentemente do ego de juízes, políticos e stakeholders bilionários; independentemente do impacto dos algoritmos e da sobrevivência ou viabilidade do X no Brasil (e no mundo — tenho minhas dúvidas sobre a viabilidade do X como "public square"), eu excluí minha conta do Twitter já faz um bom tempo e não sinto falta.

Para deixar claro: Eu nunca tive uma rede de seguidores tão grande como a sua, e não estou sugerindo que "seu correspondente internacional, Fabio Makita" faça o mesmo.

Dito isso, ActivityPub e Nostr me parecem fundações bem mais promissoras a longo prazo. Como profissional de TI "velha guarda", o Nostr honestamente me deixa imensamente feliz. Ver relays escritos em 500 linhas de código bem meia boca, um bando de especificações incipientes, e dá-lhe websocket e JSON voando para todo lado. Tudo isso para que a galera compartilhe memes e encontre espaço para as diversas contraculturas "underground" deles. Sinceramente, é incrível fazer parte desse tipo de ambiente "de novo".

Estou assistindo toda uma nova geração redescobrindo WoT (lembra das Key Signing Parties?) e aprendendo a balancear as necessidades de crescimento da rede com resiliência a spam... Isso tudo me faz voltar uns 25 anos no tempo, para a minha época de formação em IRC, Web fóruns, listas de emails, "Home pages", "Guestbooks em ASP / PHP", contadores de visitas, gifs animados, etc... É claro que tudo isso em uma escala infinitamente maior do que qualquer coisa que eu fazia nos anos 90 e início dos 2000, mas com o mesmo espírito que tínhamos antes de centralizarem tanto a Internet.

Vou ter o mesmo alcance aqui do que em redes sociais centralizadas? Jamais. Porém, o conteúdo que produzo é meu. Logo, logo meto um relay de verdade e assumo a responsabilidade pela propagação. Nada de shadowban e de me isolarem dos meus próprios contatos.

Como usuário, a responsabilidade de curar meu feed também é minha. Sinceramente, ainda não é muito fácil achar bom conteúdo aqui no Nostr. Tem muita coisa que simplesmente ainda não existe por aqui, e isso é ótimo!

Modéstia à parte, quando comecei no Fediverso, a coisa também era um pouco no mato, estilo Nostr. Para falar a verdade, comparado ao X, mesmo o Fediverso ainda é bem incipiente. Mas hoje minha timeline no Mastodon me traz conteúdo muito melhor sobre tecnologia do que o Twitter me trazia. Dentro do meu nicho de desenvolvimento, principalmente aqui na Europa, já tem muita coisa que não é cross-postada para Twitter e LinkedIn. Ou, quando é cross-postada, já não chega no meu feed do LinkedIn. Acabo sabendo de muita coisa legal primeiro pelo Fediverso.

Bora ajudar a construir isso aqui? Mesmo que o tempo e a energia estejam escassos para colocar tanto a mão na massa, eu posso pelo menos ser o "tiozão" do hype e das histórias da época do Netscape e dos Java Applets. A galera que está construindo isso aqui merece uma moral.

Se o Musk acatar as ordens da ditadura, vai ter que entregar os dados de todo mundo que acessou durante o bloqueio. Os porcos vão querer cobrar multa justamente de quem é "politicamente indesejável".