Ainda parcialmente off-topic, sinceramente, independentemente do ego de juízes, políticos e stakeholders bilionários; independentemente do impacto dos algoritmos e da sobrevivência ou viabilidade do X no Brasil (e no mundo — tenho minhas dúvidas sobre a viabilidade do X como "public square"), eu excluí minha conta do Twitter já faz um bom tempo e não sinto falta.
Para deixar claro: Eu nunca tive uma rede de seguidores tão grande como a sua, e não estou sugerindo que "seu correspondente internacional, Fabio Makita" faça o mesmo.
Dito isso, ActivityPub e Nostr me parecem fundações bem mais promissoras a longo prazo. Como profissional de TI "velha guarda", o Nostr honestamente me deixa imensamente feliz. Ver relays escritos em 500 linhas de código bem meia boca, um bando de especificações incipientes, e dá-lhe websocket e JSON voando para todo lado. Tudo isso para que a galera compartilhe memes e encontre espaço para as diversas contraculturas "underground" deles. Sinceramente, é incrível fazer parte desse tipo de ambiente "de novo".
Estou assistindo toda uma nova geração redescobrindo WoT (lembra das Key Signing Parties?) e aprendendo a balancear as necessidades de crescimento da rede com resiliência a spam... Isso tudo me faz voltar uns 25 anos no tempo, para a minha época de formação em IRC, Web fóruns, listas de emails, "Home pages", "Guestbooks em ASP / PHP", contadores de visitas, gifs animados, etc... É claro que tudo isso em uma escala infinitamente maior do que qualquer coisa que eu fazia nos anos 90 e início dos 2000, mas com o mesmo espírito que tínhamos antes de centralizarem tanto a Internet.
Vou ter o mesmo alcance aqui do que em redes sociais centralizadas? Jamais. Porém, o conteúdo que produzo é meu. Logo, logo meto um relay de verdade e assumo a responsabilidade pela propagação. Nada de shadowban e de me isolarem dos meus próprios contatos.
Como usuário, a responsabilidade de curar meu feed também é minha. Sinceramente, ainda não é muito fácil achar bom conteúdo aqui no Nostr. Tem muita coisa que simplesmente ainda não existe por aqui, e isso é ótimo!
Modéstia à parte, quando comecei no Fediverso, a coisa também era um pouco no mato, estilo Nostr. Para falar a verdade, comparado ao X, mesmo o Fediverso ainda é bem incipiente. Mas hoje minha timeline no Mastodon me traz conteúdo muito melhor sobre tecnologia do que o Twitter me trazia. Dentro do meu nicho de desenvolvimento, principalmente aqui na Europa, já tem muita coisa que não é cross-postada para Twitter e LinkedIn. Ou, quando é cross-postada, já não chega no meu feed do LinkedIn. Acabo sabendo de muita coisa legal primeiro pelo Fediverso.
Bora ajudar a construir isso aqui? Mesmo que o tempo e a energia estejam escassos para colocar tanto a mão na massa, eu posso pelo menos ser o "tiozão" do hype e das histórias da época do Netscape e dos Java Applets. A galera que está construindo isso aqui merece uma moral.