"Acolhe prontamente tudo o que te acontece, mesmo quando o julgues mais amargo, porque tudo isso conduz à saúde do mundo e ao caminho sem obstáculos. A propósito, isso não teria se produzido para alguém se não fosse do interesse do universo, e a natureza, que não atua ao acaso, nada traz que não corresponda àquele que se encontra sob seu governo."

Minha interpretação deste registro de Marco Aurélio é que tudo o que nos acontece já foi há muito antes prescrito, de forma a corresponder ao nosso destino e criar harmonia entre aquilo que somos e aquilo que nos acontece.

No livro A Escola dos Deuses, o personagem Dreamer aponta os eventos e circunstâncias externas como estados de ser solidificados e manifestados no tempo. Sendo assim, tudo o que chega até nós funciona como um remédio, indicando uma via de cura até o local onde todos os eventos e circunstâncias de nossa vida são criados e decididos: em nosso ser e estados internos.

A forma como eu aplico isso em minha vida é, sempre que sou atingido por algum evento, me faço a seguinte pergunta:

“O que em mim projeta isto?”

Essa atitude evita com que eu reaja ao mundo e coloca em minhas mãos a responsabilidade por cada circunstância da minha vida, reconstituindo o meu direito de criar a realidade que desejo viver — o que, para mim, é inegociável.

Meditações diárias - 06 de fevereiro de 2025, 20:27 p.m.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.