As plataformas centralizadas acostumou mal os usuários ao proprorcionar uso “grátis" enquanto sabemos que eles ganham de outras formas. Agora será necessário que as plataformas descentralizadas como Nostr tire esse mal costume. Que cobre para ter acesso a seus servidores para evitar esse mal que são os spams. E com pagamento via relâmpago isso nunca foi tão fácil.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

E as plataformas centralizadas, proprietárias e reguladas funcionam como governos, e criam uma máquina que com mais dinheiro eles aumentam os seus gastos pra infinitamente precisar de mais dinheiro, já no nostr não é necessário ter empresas, grandes equipes, pagar altos salários, apenas 1 pessoa sozinha consegue manter um client então com um custo bem menor fica ainda mais fácil proporcionar o serviço para os usuários

Sim. O mantenedor do relay pode oferecer seu servidor para armazenar as hospedagens por um preço razoável e lógico mostrar as condições para o uso do Relay. Famoso contrato.

Acho que uma tendência pode ser os clients ganharem por doações ou crowdfunding para se aprimorarem! Como não há limites para concorrência, a tendência é que alta qualidade e baixo custo!

Ou num formato semelhante a de investimento em ações, mas descentralizado.

Na verdade, a própria falta de renda leva as pessoas a consumirem coisas ruins em geral... E as redes sociais centralizadas são uma dessas coisas.

Mas para muitas coisas que já são pagas, creio que a lógica seria naturalmente invertida, pois não havendo propriedade intelectual e as coisas podendo ser copiadas, o financiamento tenderia a ser anterior ou durante a execução de muitos produtos/serviços como filmes, jogos, livros digitais e etc, ou posterior, na forma de doação.

Ninguém pode ser obrigado a pagar pra comentar ou postar. Se isso for uma tendência, a tendência é o Nostr morrer.

O ZAP é uma gentileza e não uma obrigação. Talvez pagar um relay, ainda assim, esse modelo de negócio não se sustenta.

Todo e qualquer meio de comunicação de massa usa anúncio como forma de monetizaçã. Vejo futuro nesse aspecto. Quando o efeito rede ocorrer, grandes relays com certeza vão monetizar via anúncios, orquestrando os mesmos com os clientes afiliados. E os usuários poderão se livrar deles pagando.

Se apostarem em pagar pra postar, vão falir.

Vejo que haverá diversas formas em evitar spam na rede Nostr em especial pagamento pelo uso do Relay. Eu pessoalmente já pago cinco relays pela sua utilização. O Bitcoin cobra taxas de transação para evitar spam na rede. E não vejo mal nesse método anti spam. .

Sou obrigado a concordar. Se eu tiver que pagar pra postar, simplesmente deixarei de usar

Nunca vai ser obrigatório sempre vai ter alguém rodando relays gratis porém seus posts podem ser apagados o relay pode sair do ar etc. O ralay do damus nesse caso é freemium eles tem uma versão paga do damus e a arrecadação serve pra manter o relay pra todos não vejo problema nenhum nisso todos os clientes terem uma versão premium para bancar o desenvolvimento e os relays.

Um modelo freemium faz sentido. Seria como o YouTube

Perdoe-me mas discordo.

O Nostr pode ser facilmente autofunanciado.

Eu mesmo, sem dor, consigo prover acesso a uns 800 mil dispositivos sem onerar minha empresa.

E minha empresa é pequena, Mais aguns e a plataforma permanece saudável e gratuita.

Um exemplo, fiz testes de stress no Relay, e descobri o quanto é leve, fiquei extremamente surpreso.

O grande problema é o armazenamento de imagens e video.

Mas creio que como o custo $/GB esta caindo a cada dia, logo não será um problema.

Um Relay de 1GB RAM, 64GB armazenamento, 1 Core 1.8Ghz, 1K IOPS, segura facil 1000 resquisicoes NOSTR por minuto, o que daria incriveis 500 usuários tranquilamente.

Porem, Cada Salto de IOPS aumenta os usuarios possiveis em 2X*✓3

Não chega aser exponencial, mas é muito.

500u = 1000IOPS

1000u = 1700IOPS

2000u = 5780IOPS

Não necessita de muitos IOPS para uma larga escala.

A descentralização é um fato no protocolo NIP

800k parece muito, mas não é.

São 96 servidores atualmente, nenhum esta com mais de 0,029% de processamento

Só fazer a conta.

2,8 * 29 * 100 (total do relay)

8120 * 96 (96 Relays)

779520

Impressionante não é?

Claro, desconsiderando armazenamento de imagens e videos.

No caso na cobrança de um valor mínimo por exemplo dois Reais pagamento via relâmpago me parece uma opção para evitar spam. Ou pelo menos a maior parte dela. Eu sei que existe outros mecanismos anti-spam e por isso sempre enfatizo: há diversas formas para evitar isso e uma delas o pagamento pode e provavelmente será adotada. E na minha visão atualmente é a melhor delas.

Não existe grátis, paga ou você é o produto.