Não haveria o anonimato absoluto de Satoshi se tivesse sido um grupo, a paranoia coletiva iria dar com a língua nos dentes
Discussion
Vou te passar a minha ideia:
Um grupo não precisa ser umas 100 pessoas, á vezes só 10 já fazem tudo e podem se basear em projetos que já existem, ou que eles já trabalharam.
E nem precisa muito esconder quem é esse pessoal da equipe, já tem milhares de candidatos a "satoshis", a desinformação pode ser tão boa ou melhor que a ocultação dos fatos. Mesmo que descubram um dos criadores do bitcoin, vai ser difícil alcançar a credibilidade do público.
E os EUA já devem saber quem são os membros, nada escapa do olho da CIA. Porém o Trump não tem interesse em destruir a moeda, muito pelo contrário, ele quer que os EUA seja um império do bitcoin (ele não pode vencê-lo, então se uniu a ele).
Os horários que SN mais era ativo era durante as férias escolares na Europa, e falava um inglês britânico.
10 pessoas é muita coisa pra um segredo. Se 1 pessoa dessa quisesse guardar qualquer informação, se tornar SN, e influenciar milhões, ele tem incentivos.
Acredito que seja o Adam Back ou o Len Sassaman, mas, seja lá quem for, acho improvável ser um grupo. No máximo uma ou duas pessoas.
10 pessoas com esse segredo e +100 mil bitcoins envolvidos por pessoa é muita coisa, cabeças rolam literalmente por bem menos do que isso. Vc já sofre um acidente de caminhão só de saber o endereço de um faxineiro de uma agência, imagina se descobrirem que vc é o Satoshi Nakamoto.