-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
Hash: SHA256
Ultimamente eu troquei de carteira de Bip49 para Bip84, por causa dos menores custos e segurança aprimorada, isso me ajudou até a consolidar os utxos.
Agora, com uma nova seed, decidi escrever em um papel meio engarranchado, de uma forma que eu entenda, mas que torne impossível mecanismos de OCR descobrirem o que está escrito, aí eu tiro foto, criptografo a imagem com criptografia simétrica de senha longa (resistente a criptografia quântica) e salvo online mesmo, com um nome disfarçando, no meio de arquivos comuns em mais de uma fonte de hospedagem. Depois queimei o papel onde escrevi.
Afinal, segurança mesmo não é só confidencialidade, mas é disponibilidade também, se você guardar suas seeds na cabeça ou num lugar onde elas tem chance de se perderem, é inseguro do mesmo jeito, pois indisponibilidade é tão problema de segurança quanto confidencialidade.
Outra ideia que eu daria para quem deseja só salvar offline é criar muitos adesivos com qrcodes da seed criptografada e sair colando em vários lugares da sua casa e da casa de parentes, amigos, lugares públicos, etc, de preferência criptografando com chave simétrica longa, mas vale usar chave assimétrica com chave pública não publicada também.
Ou traduza as seeds para alguma língua pouco usual, preferencialmente com caracteres diferentes do nosso alfabeto, e mande gravar em algum objeto. Atente-se que a confirmar a tradução para ver se o tradutor não vai sugerir alguma palavra polissémica diferente.
-----BEGIN PGP SIGNATURE-----
iHsEARYIACMcHEVsIE5hcmRvIDxlbG5hcmRvQGR1Y2suY29tPgUCZqEN/wAKCRCI
VB7Q3hGNRhIaAP9ehdgBbVm+p1a4qgyo+uf2zaCRVJYLHHA7JwUl6B3LxwEAyyI0
W3hMgKPq31HRF3YeNlgNZMvQ9x1TuJy3btgUowg=
=nwHF
-----END PGP SIGNATURE-----