O que vocês acham sobre guardar chaves privadas fisicamente em algum lugar? Eu sei que na teoria o melhor é memorizar mesmo econfiar que você nao vai bater a cabeça, sofrer um Acidente, amnésia repentina.

Mas, se fosse preciso esconder, como você faria? Escreveria num papel criptografado com uma criptografia fácil? Faria alguma coisa com as 2048 palavras e usaria números deles? Tipo a Palavra 1367 - a palavra 2030, ou algum outro cálculo...enfim, o que você faria?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Ultimamente eu troquei de carteira de Bip49 para Bip84, por causa dos menores custos e segurança aprimorada, isso me ajudou até a consolidar os utxos.

Agora, com uma nova seed, decidi escrever em um papel meio engarranchado, de uma forma que eu entenda, mas que torne impossível mecanismos de OCR descobrirem o que está escrito, aí eu tiro foto, criptografo a imagem com criptografia simétrica de senha longa (resistente a criptografia quântica) e salvo online mesmo, com um nome disfarçando, no meio de arquivos comuns em mais de uma fonte de hospedagem. Depois queimei o papel onde escrevi.

Afinal, segurança mesmo não é só confidencialidade, mas é disponibilidade também, se você guardar suas seeds na cabeça ou num lugar onde elas tem chance de se perderem, é inseguro do mesmo jeito, pois indisponibilidade é tão problema de segurança quanto confidencialidade.

Outra ideia que eu daria para quem deseja só salvar offline é criar muitos adesivos com qrcodes da seed criptografada e sair colando em vários lugares da sua casa e da casa de parentes, amigos, lugares públicos, etc, de preferência criptografando com chave simétrica longa, mas vale usar chave assimétrica com chave pública não publicada também.

Ou traduza as seeds para alguma língua pouco usual, preferencialmente com caracteres diferentes do nosso alfabeto, e mande gravar em algum objeto. Atente-se que a confirmar a tradução para ver se o tradutor não vai sugerir alguma palavra polissémica diferente.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iHsEARYIACMcHEVsIE5hcmRvIDxlbG5hcmRvQGR1Y2suY29tPgUCZqEN/wAKCRCI

VB7Q3hGNRhIaAP9ehdgBbVm+p1a4qgyo+uf2zaCRVJYLHHA7JwUl6B3LxwEAyyI0

W3hMgKPq31HRF3YeNlgNZMvQ9x1TuJy3btgUowg=

=nwHF

-----END PGP SIGNATURE-----

Meu procedimento: anotar com letra de forma e bem legível em um papel de bom qualidade e realiza outra cópia da mesma forma. E depois pegar ambas as cópias e plastificar. Guardar ambos em locais diferentes desde que seja seguro e acima de tudo de fácil acesso quando precisar. Se for um usuário mais experiente use a senha adicional ou passfrase em inglês.

Você pode usar as 26 letras do alfabeto e colocar cada letra com referência a um número ( qualquer número de preferência que não seja sequenciais) e com cada letra tendo um número referente que só você pode interpretar fica mais fácil de você montar uma codificação única totalmente embaralhada com sua chave

memoriza uma uma chave criptográfica simples, codifica as chaves e tatua o resultado

Sei o resultado da tatuagem 😶‍🌫️

sabe, né? hahaha

pela metade, não vale.

Eu gosto da ideia de anotar e eu deixaria bem a mostra as 12 palavras, pq com 12 palavras vc pode ter infinitas carteiras, basta mudar a passphrase e vc só precisa decorar a passphrase. Vc até pode deixar as 12 palavras sem passphrase para ser a carteira do ladrão, deposita um pouquinho de btc lá e se o papai Estado quiser lhe roubar vc pode tranquilamente passar as 12 palavras.

Eu guardo usando um arquivo encriptado e guardo dentro de uma partição oculta do HD usando o VeraCrypt.

Também tenho um backup em papel escondido em casa, onde falta a última palavra, a qual eu decorei.

Shamir backup into multiple seedphrases engraved or died into some stainless object. Then hide those objects somewhere random.

Melhor forma é colocar em uma placa de metal, é a forma que faço até para caso aconteça algo comigo minha família tenha acesso aos meus fundos.

Backups são importante mocinha...