Uma criança pequena já não é em geral feliz, mesmo sem contato com o divino?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Talvez ela tenha até mais contato do que nóis, porque ela admira até as pequenas coisas boas da vida com uma grande admiração, mas sem nenhum esforço racional. E todas estas coisas são fruto do divino.

Ela é bem mais simples e desapegada e ela não precisa fazer nada pra ser assim.

Mas a gente desaprende a ser assim por conta da vivência turbulenta nesse mundo. O nosso retorno a esse estado de vir pelo conhecimento interior.

Correção: *deve vir*

Então sermos mais simples e desapegados nos aproxima do divino e nos torna felizes?

Vai por mim, é isso mesmo.

Mas não é tão fácil quanto parece falando. Nem eu cheguei nesse estado.

'alegre' é diferente de 'feliz'.

São alegres e felizes kk

Vou aproveitar para largar meu pinto, digo meu ponto:

Criança não é 'feliz'.

'Alegria' é um estado da mente e é um estado transitório, a pessoa não [É] 'alegre'. A pessoa [ESTÁ] 'alegre'. Ou o contrário: a pessoa [ESTÁ] 'triste'.

A 'alegria' é um estado da mente muito maleável, a pessoa consegue muito rapidamente transitar de 'alegre' para 'triste' ou de 'triste' para 'alegre'. E algumas pessoas chegam até o extremo desses estados. 'Euforia' e 'Depressão'.

'Feliz' é um estado de espírito e implica consciência (saber). Quem está 'feliz' sabe que está 'feliz'. Criança não tem noção do que é estar 'feliz' assim como não sabem diversas outras coisas.

'Feliz' também é um estado transitório, mas muito mais devagar e o seu oposto não é 'triste' e sim 'infeliz'.

Quando digo estado de espírito, estou me referindo a área humana espiritual estudado pela psicologia.

Assim como a área cognitiva tem uma qualidade: a pessoa estar conseguindo estudar, memorizar e aplicar o conhecimento é uma cognição em boa qualidade.

O estado de espírito bom significa a pessoa estar em harmonia com o que pensa, o que diz e o que faz.

Daqui você tira porque uma pessoa que vive mentindo não é 'feliz'. Cada mentira proferida afasta a pessoa da possibilidade de estar em harmonia com o que pensa, diz e faz. E portanto afasta de ser 'feliz'.

Repare que, uma pessoa que vive assim, muito mais rapidamente muda seu estado da mente de 'alegre' para 'estressada' ou 'desanimada'.

Resumo: a pessoa para ser feliz. precisa estar em harmonia em relação ao que pensa, diz e faz. Mentira cria uma rasura, uma mancha. Criança é alegre.