Corpo de papa Francisco chega à basílica Santa Maria Maggiore para sepultamento

Sob o comando do cardeal italiano Giovanni Battista Re, rito conta com participação de brasileira. Está é a última cerimônia antes do sepultamento do pontífice. Caixão do papa Francisco segue em cortejo no Vaticano

O corpo do papa Francisco chegou ao seu destino final, na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde será sepultado neste sábado (26). A cerimônia não será aberta ao público e não terá transmissão ao vivo.

O caixão com os restos mortais do pontífice foi levado em cortejo pelas ruas de Roma após a celebração damissa funeral, ou Missa das Exéquias, conduzida na basílica de São Pedro pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.

Em um carro branco, o caixão passou por pontos famosos e simbólicos da capital italiana, como o Coliseu, o Fórum romano e a Igreja Il Gesù, sede da ordem dos jesuítas, da qual Francisco fazia parte.

Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um quadro de insuficiência cardíaca.

AO VIVO: Acompanhe a despedida ao papa

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

A celebração no Vaticano marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido.

Cerca de 50 chefes de Estado acompanham a missa, incluindo o presidente Lula. Entre os nomes confirmados também estão o do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o da Argentina, Javier Milei.

A primeira etapa da cerimônia consiste no transporte do caixão já fechado para a praça, à frente do altar.

Veja o trajeto do cortejo fúnebre com o corpo do papa Francisco

A Basílica papal de Santa Maria Maggiore é uma imponente igreja do século V localizada no centro de Roma, onde sete pontífices já foram sepultados. Francisco declarou no final de 2023 que queria ser enterrado neste local, e não na cripta da Basílica de São Pedro, como acontece há mais de três séculos.

Francisco tinha uma relação forte com o lugar onde escolheu ser sepultado. Ele passava para orar no local antes e depois de cada viagem, bem como após acada uma de suas internações.

Sete papas já foram enterrados nesta basílica, o último deles Clemente IX, em 1669, além de outras personalidades, como o arquiteto e escultor Bernini, autor da colunata da Praça de São Pedro.

Francisco é o primeiro papa a ser sepultado fora dos muros do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.

A cerimônia conta com um forte esquema de segurança, com drones de vigilância, atiradores de elite, especialistas em desarmamento de bombas e outros especialistas. O espaço aéreo de Roma também deve ser temporariamente fechado.

Infográfico mostra como será a missa de funeral do papa Francisco

Gabs/g1

Funeral do Papa Francisco vai ser mais simples do que os dos antecessores; entenda

Ainda no sábado, às 16h (21h, em Roma), será rezado o Rosário em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore. O túmulo será aberto à visitação pública no domingo (27).

Cardeais em missa de funeral do papa Francisco

REUTERS/Nathan Howard

VÍDEOS: mais assistidos do g1

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/26/papa-francisco-sepultamento.ghtml

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.