Uma grande parcela dos bitcoinheiros enxergam no bitcoin uma ferramenta para grandes mudanças na sociedade. Não dá para perder o foco com alts que na maioria das vezes são criadas para enriquecer seus criadores ou para um uso muito específico.
Discussion
Comparar BTC com XMR é como comparar maçãs e laranjas. São moedas digitais distintas com utilidades e finalidades distintas ao meu ver.
Monero não é um asset financeiro como o BTC. Os maxis tendem a enxergar as coisas do ponto de vista de network financeiro: "BTC tem um marketcap maior, logo todo o resto é shit."
Monero tem como foco trocas voluntárias realmente anônimas e privadas em L1, sem depender de soluções de terceiros não custodiáveis como a LN. Ele está mais como uma ferramenta de combate a opressão e vigilância estatal do que um asset financeiro digital.
Bitcoin, por outro lado, foi gradativamente engolido pelo mercado financeiro tradicional, como vemos agora com a BlackRock e seus ETFs. Portanto eu prevejo que não será possível transacionar BTC sem KYC.
Sua carteira BTC, seja ela L1 ou L2, terá que necessariamente estar associada ao seu ID Digital, passaporte (digital pra acessar a internet, e vacinal pra poder se mover fisicamente).
Eu sugiro vcs maxis darem um pouco mais de ouvidos a pessoas como o próprio Snowden que recentemente demonstrou preocupação com os caminhos que o BTC está tomando. Assim como a excelente jornalista Whitney Webb:
Se vc deseja algo que se encaixe na realidade e que tenha potencial de ser uma alternativa viável para o sistema financeiro atual, será algo como o Bitcoin, com transparência na base.
Assim como o bitcoin será usado muitas vezes com KYC, Monero nunca irá ser algo grande e amplamente aceito.
O que eu não entendo é: se uma pessoa deseja usar bitcoin de forma anônima e ser como Monero, só p2p, sem integração com exchanges centralizadas, não daria na mesma que o Monero?
Outra coisa: Eu não sou contra a pessoa usar Monero para um fim específico, caso ela necessite. Mas fazer propaganda de algo sabendo que será sempre algo nichado e que não tem a mínima chance de ser amplamente aceito, aí não dá. Mas é aquela questão, todos nós temos interesses próprios, rs.
Na minha humilde opinião XMR e BTC não são mutualmente excludentes como os maxis sugerem.
Eu acho que a realidade é bem mais simples, ao meu ver:
Quer ter uma poupança em auto-custódia pra acumular capital? BTC
Quer pagar uma cerveja ou um café na rua? LN
Quer dar gorjeta em rede social descentralizada? LN
Quer negociar algo "ilegal" na deepweb? XMR
É um espião e quer vender segredos de estado? XMR
Sim, concordo plenamente. O que eu não entendo é ver tanto foco em promover e falar de Monero. Se a pessoa deseja usar para os fins específicos que vc mencionou, não seria nem prudente ficar falando de Monero, seria melhor usar e esquecer.
É difícil ver alguém "promovendo" o Monero. O que eu mais vejo porém é maxi fazendo post com complexo de superioridade chamando XMR de "shitcoin" e quem usa Monero de "retardado", como foi feito no post original dessa thread.
Segundo ele então quem negocia na darkweb é tudo "retardado" por usar Monero.
Desculpa, mas eu vejo muita gente promovendo Monero.
Não sejamos inocentes, todo mundo tem interesses, seja o povo do Bitcoin, de Nano, de Monero e etc.
Nesse meio não tem inocentes e tem gente com interesses diversos, por isso existe uma defesa ferrenha de alguns pontos e que algumas vezes pode até ser irracional. Mas se não tiver essa defesa, narrativas são construídas e os golpistas fazem a festa.
Mas cabe a cada um fazer sua própria analise, de acordo com os argumentos apresentados.
O que eu acho:
1- Tem muitos bitcoinheiros que de fato tem argumentos apaixonados em relação o bitcoin, e muitas vezes falhos/ruins. Mas eu acredito que estão do lado certo no quesito chance de alguma mudança na sociedade.
2- Povo da Monero usa esses argumentos ruins de alguns bitcoinheiros para promover monero. Acredito nisso pois se eles de fato tivessem simplesmente interesse em usar a característica de anonimato do Monero para certas compras, eles sequer ficariam se expondo na internet falando de Monero, simplesmente usariam na surdina e pronto.
Se for uma questão de pragmatismo e não de realmente ver uma mudança no sistema financeiro tradicional, não precisa fazer propaganda de algo. O R$ por exemplo é bem útil na minha vida mas nem por isso eu fico fazendo propaganda do Real ou acho que tenha futuro.