Replying to Avatar Dante

# Anarcocapitalismo não diz nada

Anarcocapitalismo é um nome péssimo e que dificulta até para libertários experientes entenderem como isso se daria na prática.

Tem outros nomes melhores, mas acho que é necessário um novo neologismo para esclarecer melhor a coisa em si.

Indico a seguinte palavra como base de análise:

## Privatonomia

(Lei de propriedade privada)

Privato-

De direito de propriedade privada, privado (privação de poder agredir qualquer outro) e de responsabilidade individual.

-nomia

Norma, princípio, lei, dever, obrigatoriedade.

Acho que esse termo explicaria melhor o que libertarianismo e anarcocapitalismo não é:

- Não é um sistema sem lei,

- Não é sobre autonomia ou liberdade per si,

- Não é especificamente contrato, nem consenso,

- E, não é sobre não haver governança, pobreza, escambo, restrições e etc.

É apenas sobre cada um ter por princípio o DEVER de não agredir a propriedade do outro, incluindo a autopropriedade, sob penas restitutivas e punitivas. Há assim, como resultado, direitos individuais, o que dá maior confiança na defesa da própria propriedade.

A meu ver, isso não é explícito, precisa sim de lei escrita para demonstrar logicamente o que é ou não agressão, como tanto se confunde o que é ou não crime nas áreas: Aborto, propriedade intelectual, ameaça, fraude, falsa testemunha e muitas outras.

Se não tiver definição explícita sempre vai cair em relativismos e assim na agressão sistemática de pessoas pacíficas como ocorre no Estado e outros sistemas criminosos.

E não, consensos pontuais não resolvem isso, um grupo pode entrar em consenso para financiar a morte de uma figura que só não gostam, e sem qualquer prova dele ter iniciado agressão, tal como na tão falada e defendida ideia da MAM (Mercado de Aposta de Morte) que pode suscitar a morte de literalmente qualquer pessoa que os apostadores não gostem e de forma oculta, por esse modelo de financiamento.

Nome de doença

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

-ia e -ismo acabam sendo relacionados com doenças, mas não tem outro caminho para nomear sistemas sociais sem ficar claro o que a palavra é. Embora tenha as palavras alegria, autonomia, astronomia, protagonismo, atletismo e otimismo, que são de neutras a positivas.

Seria ainda pior se tivesse -cracia e -arquia, em que o primeiro cria a noção de sistema de Estado Moderno ou um governo problemático e o segundo a ideia de um Estado antigo ou governo impossível/inviável.

Mas observe que no texto diz que a ideia não é popularizar um novo termo, mas de apresentar uma forma diferente de ver a coisa. Fora que 'anarcocapitalismo' é um nome enorme e que desvia a atenção do que ele significa na prática. Alguns leigos até ouvem como 'narco-capitalismo'.

:gigachad_sm: Hoppe: ordem natural

Ordem natural é mais genérico que tudo, não diz nada, apenas indica um mecanismo da natureza kk

E observe que na natureza vários seres matam e até predam seres da própria espécie...

Não, tem um significado muito legal, fala que o estado é anti natural e anti civilizatório

Se a pessoa chegar a ir mais fundo ela pode talvez chegar a esse significado, mas observe que o termo 'ordem natural' por si só é tão aberto que se pode chegar a diversos autores e áreas diferentes o que acaba esvaziando o sentido próprio do termo.

É por isso que se aglutina palavras especificas e até na forma grega ou latina, para formar uma palavra ainda mais específica e menos fluida.

Alguns usam voluntarismo

Volutarismo é mais próximo da ideia, mas qualquer um entenderia como algum trabalho volutario.

Tem proprietarismo, mas fala só sobre um sistema de proprietários e não é claro sobre haver ou não uma lei.

Já 'privatonomia' ou 'privatonomismo' tem nela mesma a ideia de: privado, norma e rima com autonomia / autonomismo.

Se for usando o seu critério (se buscar não acha) é melhor nem mudar o nome, deixa como está, se consolidou assim, não tem oq fazer

Não acha porque, como eu disse, é um neologismo. Quando o Rothbard lançou 'anarcocapitalismo' obviamente também não estava em lugar nenhum, nem quando criaram 'voluntarismo', nem 'proprietarismo'.

Mas a discussão aqui está caindo sempre em nominalismo, o que não é o meu ponto desde o primeiro texto. O meu ponto foi explicar o que anarcocapitalismo não é.