Não considero que seja, porque se o estado vier roubar você não pode fazer nada para se defender, não tem a quem recorrer, e se lutar contra, você morre. Se você luta pela sua propriedade e pela sua vida, e ferir ou matar o infrator, mesmo não sendo do estado, você vai preso, por defender sua vida e sua propriedade, isso é ridículo. Vivemos em um mundo completamente sem sentido.
Discussion
Eu já pensei assim... Mas se observar bem, o mercado é o que existe em primeiro lugar. Ele é mantido pela ideia de propriedade privada e livre mercado.
O Estado, por outro lado, precisa de algum nível de mercado para se manter, mas o usa de forma ilegítima, através de ameaças, outras agressões e desinformação, tentando o tempo todo manter a centralidade e controle, criando leis para convencer as pessoas a obedecê-lo.
Porém, assim como qualquer outra instituição criminosa o Estado pode ser evitado e combatido. E isso é feito justamente quando se compreende que a propriedade privada existe (ainda que inicialmente taxada e restrita) e é um meio efetivo contra o Estado. São as pessoas que não a usam como tal...
De forma prática, você pode pegar os seus bens e sair de um local onde o Estado exerce controle, para um local em que ele não exerce, ou pode também se blindar e gerar comunidades em que o Estado não consiga ter controle sobre estes bens. O NOSTR e o bitcoin são exemplos virtuais disso.
Gostei, entendi sua linha de raciocínio, o problema é que na prática, hoje, a propriedade privada ainda não é 100% privada, o estado é implacável na hora de usar coerção pra tomar seus bens, você não tem como defender sua casa, vai entrar em conflito e ser preso ou morto, carro você dirigindo, tem câmeras por todo lugar, eles vão saber onde você está e irá um batalhão atrás de você. Bloqueio de contas, cancelamento dos seus documentos, se você tem uma empresa tem que obedecer regras do estado, sendo que a empresa é privada, se não obedecer, sabemos o que acontece, tentar cruzar fronteiras você cai em outro lugar contratando por outro estado coercitivo, por isso digo que não tem propriedade privada hoje em dia. A criação de comunidades é boa, exemplo de que funciona são as facções, pcc, cv etc. Que comanda as favelas e o estado não consegue entrar, temos que começar dessa forma e aos poucos ir expandindo e tomar o poder do estado aos poucos, mas tem que ser uma forma que possa extinguir de vez a ideia de governos centralizados como é hoje, os Estados Unidos começam com estado mínimo e hoje se tornou o que os pais fundadores não queriam na função do pais, se não tiver uma forma de impedir isso permanentemente, o estado vai voltar, e será como é hoje ou pior. Na minha opinião o maior problema tá na "educação" estatal, você é doutrinado a ser escravo e obedecer ordens e não questionar nada, principalmente se vem de "fontes confiáveis", as pessoas estão estúpidas hoje em dia, se as pessoas aprender a raciocinar e questionar tudo, o estado acaba rapidinho, são essas pessoas que sustentam o estado.
Não sei se fugi do assunto, me empolguei escrevendo kkkkk
Fugiu do assunto não. A diferença tá apenas nos termos. Entendi o seu ponto e concordo 👍