🧤 Saga: Imitação de Cristo – Capítulo 3🧤
O título é bastante emblemático a doutrina da verdade, que nos faz refletir o termo verdade e como é o estudo da verdade.
Ao ler sinto que ele fala que ao estudamos, temos que ver a verdade que não está nas palavras, mas sim em Cristo. Que precisamos lutar contra nós mesmos por atos de mortificação para entender a verdade de fato e assim compreender a Cristo.
Nada é possível sem a mortificação e o sacrifício para que possamos ter uma interpretação real e santa das coisas, porque nossos sentidos estão desordenados e podemos cometer grandes erros se o segui-los. Além disso, reforça novamente as obras como nós já vimos nos primeiros capítulos.
Porém ele vai além e nos mostra o quanto estamos pobres e precisamos fazer mais por Cristo, pois nada importante o que lemos, mas sim o que fizemos. Está para mim foi a parte mais marcante do livro até agora.
Algo importante falar é que este capítulo, também questiona sobre a importância que damos a ciência e que a luz da inteligência está no verbo eterno. A compressão do mundo pode ser facilitada se além de estudar a verdade com verdade ser uma pessoa com as virtudes da humildade e o recolhimento, pois assim agradará a Deus.
E sermos melhores e necessário vencer a si mesmo, e nesta parte lembre de quando nós precisamos nos exercitar e sempre tem aquela vontade e não ir de não sacrificar, de permanecer estáticos, entendi que é a esta voz que devemos combater, na nossa voz interior e fazemos cumprir a vontade de Deus.
Para isso é preciso fazer o exercício sincero de autoavaliação sobre os vícios cometidos e evitá-los e extingui-los da nossa vida. Para temos da tão citada vida virtuosa.