Estou curioso... O que te atraiu no Nostr?

Apenas o interesse pelo Bitcoin, talvez?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Olá! Sim ! sou um entusiasta do Bitcoin há alguns anos e já tive a oportunidade de rodar meu próprio node no Umbrel e explorar a Lightning Network em testes. O que me atraiu ao Nostr foi a proposta de uma rede social descentralizada e sem algoritmos, abrindo caminho para a monetização direta de criadores de conteúdo.

Plataformas como YouTube e Facebook realizaram um trabalho admirável ao dar visibilidade e oportunidades a muitos talentos que jamais seriam descobertos sem elas. No entanto, com o crescimento dos algoritmos e manipulação, o retorno e a visibilidade para criadores vem diminuindo gradativamente, desestimulando a produção de conteúdo.

Meu objetivo com o #Nostr é participar ativamente da comunidade, incentivar seu crescimento e como desenvolvedor, estudar e

tentar contribuir com o desenvolvimento de aplicações para o protocolo. Acredito que a descentralização é o futuro da internet e o Nostr tem potencial para revolucionar a forma como criamos e consumimos conteúdo online.

Concordo 100%, Leandro.

Fico feliz que pense assim, inclusive. Dificilmente vejo pessoas com pensamentos políticos mais a esquerda buscarem entender sobre esses assuntos.

Dito isso. Sinta-se a vontade para convidar pessoas mais próximas a você para cá também. Eu tenho as minha visões particulares, mas não desejo ver pessoas prejudicadas pela falta de alternativas, como você mesmo pontuou.

Um dos pontos centrais que gosto de trazer é justamente a voluntariedade e o consenso nas relações entre as pessoas 😁👍

Prepare-se, se no X que tem uma rede extensa de moderadores já é aquela zona, imagine quando se popularizar aqui... Vai parecer os Chans da DW, só aviso caso vc seja sensível a ataques da rede pq sou do meio.

Um comunista só pode ser entusiasta do Bitcoin só se ou ele não entende nada de comunismo, ou nada de Bitcoin. Desculpe a sinceridade.

Sim, o propósito do Satoshi Nakamoto era muito mais voltado ao libertarianismo de Rothbard, isso está representado na tecnologia e nas falas dele...

Mas muitas tecnologias que usamos hoje, desde as mais basilares, até mais recentes, foram criadas por pessoas com as mais variadas posições políticas. O próprio Linus Torvalds, por exemplo, criador no Linux, era comunista e isso nada impediu que a criação dele trouxesse bons frutos para todos.

Mas uma coisa é fato. Enquanto o Nostr for tão nichado para ancaps, libertários, direitistas e programadores, pessoas de fora dessas bolhas e que até poderiam aprender com elas ou ensinar, terão forte resistência em entrar e colaborar.

Nada impede de pessoas de participarem de coisas que não entendem. Alguns com o tempo aprendem. O Bitcoin pode tira-lo do lado negro da força. O protocolo em si é apolítico e ganha com a participação de todos. Mas a realidade é q ele é a nossa maior ferramenta contra o coletivismo/comunismo. Que todos sejam bem vindo ao Bitcoin.

A complexa teia do social libertário e a tecnologia em constante evolução

A questão é complexa, mas me considero um adepto do social libertário. Acredito que a tecnologia deve ser acessível a todos, e estamos à beira de uma nova revolução industrial. A inteligência artificial já substitui diversos trabalhos, e os nossos podem estar entre os próximos.

Contratos inteligentes e leis privadas surgem como alternativas, e Elon Musk, o atual herói da tecnologia, recentemente propôs a discussão de um salário mínimo global para lidar com o impacto da IA no mercado de trabalho.

Acredito que tentar enquadrar tecnologias inovadoras em filosofias políticas tradicionais não faz sentido. O Bitcoin, por exemplo, só funciona porque a comunidade estabelece seu roteiro e atualizações. Nasceu, portanto, como um projeto intrinsecamente comunitário.

Pode ser uma viagem utópica minha ou pura ignorância mas é o que eu penso.

Entendo. Mas alguém sempre vai ter q pagar a conta. Como diria Bastiat em a Lei: "Fraternidade forçada destrói a liberdade". Vc precisa ler muito mesmo "A Revolta de Atlas" de Ayn Rand. Hall Finey vivia com ele debaixo do braço e Nick Szabo tb é grande fã. O que é revolucionário no Bitcoin é fato de permitir vc não precisar confiar em terceiros, principalmente o estado. A motivação do Nost é ser resistente a censura do estado. Se acredita q o estado e a abundância vai viabilizar uma renda universal investir tempo em Bitcoin e Nostr é perda de tempo.