Já há alguns anos que eu digo, que o Brasil é o país ideial para o Bitcoin.

- país com um grande população

- "recentemente" houve um colapso monetária

- o povo é desconfiado dos políticos

- muita emigração, em todo o mundo

- População adora novas tecnologias

- População muito criativa para contornar as leis

Além destes argumentos, agora junta-se esses, a limitação da liberdade de expressão. Não deverá faltar muito, para políticas mas severas de controle de capitais.

O Brasil é o país ideal para vermos o #bitcoin como moeda, tem todas as condições. A meu ver só existe mais um país no mundo com as condições semelhantes, é a Turquia.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Você esqueceu de colocar os pontos negativos, rs.

Nós somos um dos países da america latina que menos investe fora, que menos compram dólar e que mais confiam na moeda estatal Real. Aqui é capaz da moeda perder todo valor e o povo ainda preferir segurar real do que converter para uma moeda forte.

E somos uma população que acredita muito que as soluções para nossos problemas devem vir necessariamente do Governo.

Quando começar a doer e faltar comida na mesa, as pessoas começam a pensar mais com a "carteira" do que com o cérebro.

Eu não tenho essa experiência, mas vocês brasileiros (pelo menos os mais velhos) que já passaram por uma hiperinflação, na época se o acesso aos dólares fosse tão fácil como hoje ao Bitcoin, certamente muita família brasileira tinha trocado as suas poupanças por dólares.

Em relação à dependência do governo, isso é em todo o mundo, eu acho que a situação na Europa ainda é bem pior que do Brasil.

Mas o acesso à dólares ou qualquer ativo livre de controle do Brasil não será facilitado e sim dificultado. Basta o primeiro sinal de possibilidade de hiperinflação e os controles rígidos de controle capital serão implementados. Minha crítica é que o Brasileiro, quando ainda tem a possibilidade de se proteger, não o faz. Aqui todos irão esperar as coisas desandarem de vez para tentar se proteger, mas aí já será tarde e não mais possível da forma facilitada que é hoje.

O Brasileiro é lerdo nessa questão, espera dar merda total para agir.

Claro que o governo vai dificultar. No sistema tradicional é fácil, mas no mundo cripto será difícil. Poderá atrasar a adoção através do enceramento das Exchanges, mas não conseguirá controlar o P2P.

Se a tether/circle colaborarem o governo, até poderão confiscar as stablecoins, agora Bitcoin é impossível.

Com milhões de brasileiro em todo mundo, a enviar Bitcoin ou/e stablecoins para os seus familiares que vivem no Brasil, vai criar um mercado gigante de p2p, dificilmente haverá falta de liquidez.

Sim, torço para isso acontecer mas o que vejo acontecendo:

1- Governo proibindo o comércio de aceitar qualquer moeda que não seja o Real.

2- Governo proibindo apps de carteira de Bitcoin/stablecoins nas lojas oficiais do Google/Apple.

3- Governo caindo por impeachment e novo governo prometendo estancar a inflação cortando gastos e restaurando o valor da moeda local.

4- Povo aceitando essas soluções por acreditar que a solução precisa vir do Governo.

5- Governos nunca entregarão a soberania monetária.

6- População aceitando o mundo regulado, pela comodidade. Muitas pessoas usam grandes corporações pela facilidade, seja Ifood, Uber, Aliexpress. E todas essas empresas são facilmente reguladas pelo estado.