SEXTA-FEIRA DA OITAVA DA ASCENSÃO

O Espírito Santo não se dá ao mundo

A quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece (Jo 14, 17).

I. O Senhor chama aqui mundo aos amadores do mundo. Estes, enquanto amam ao mundo, não podem receber o Espírito Santo, que é amor de Deus. Ninguém pode amar a Deus e ao mundo com um amor que lhes considere como um fim, como diz São João: Se alguém ama o mundo, não há nele o amor do Pai (1Jo 2, 15). Pois diz São Gregório: "O Espírito Santo inflama tudo o que enche com o desejo das coisas invisíveis". E porque os corações mundanos somente amam as coisas visíveis, o mundo não recebe àquele, pois não se move a amar o invisível. Certamente, quanto mais se dilatam para fora os corações mundanos em seus desejos, mais se estreitam para receber o Espírito Santo.

II. Cristo dá a razão pela qual o Espírito Santo não se dá ao mundo, quando diz: Porque não o vê, nem o conhece. Pois os dons espirituais não se dão se não são desejados. A divina sabedoria antecipa-se a dar-se a conhecer aos que a desejam (Sb 6, 14). Porém os dons não são desejados se não são conhecidos de algum modo. Não são conhecidos por dois motivos: em primeiro lugar, porque o homem não se aplica a conhecê-los; em segundo lugar, porque se é incapaz desse conhecimento.

Os mundanos não possuem nenhuma destas duas coisas.

Primeiro, porque não têm vontade para desejá-los. E quanto a isto, diz: Resolveram fixar na terra os seus olhos (Sl 16, 11).

Segundo, tampouco podem conhecê-los. Por isso acrescenta: nem o conhece. Pois, como diz Santo Agostinho, o amor mundano não possui olhos invisíveis, pelos quais o Espírito Santo não pode ser visto senão invisivelmente. O homem natural não percebe aquelas coisas que são do Espírito de Deus (1Cor 2, 14). Assim como a língua infectada não sente o bom sabor por causa da corrupção do humor, do mesmo modo a alma infectada pela corrupção do mundo não saboreia a doçura das coisas celestiais.

III. Mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós (Jo 14, 17). Aqui ensina a quem se dá o Espírito Santo, quer dizer, aos fiéis. Daí estas palavras: Mas vós, que sois movidos pelo Espírito Santo, o conheceis. O Apóstolo diz aos corintos: Nós não recebemos o espírito deste mundo, mas o Espírito que vem de Deus (1Cor 2, 12). E isto, porque desprezais ao mundo: Não atendendo nós às coisas que se vêem, mas sim às que se não vêem (2Cor 4, 18).

A razão é: Porque habita convosco. Donde adverte primeiro a familiaridade do Espírito Santo para com os apóstolos, porque habita convosco, isto é, para vossa utilidade; e segundo, uma permanência íntima do mesmo Espírito, porque estará em vós, isto é, no íntimo de nosso coração.

-In Joan., XVI

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.