Quanto mais você sabe, mais o fardo da resposabilidade por esse conhecimento você tende a sentir, pois a partir do momento que você pode utilizar esse conhecimento em prol do bem, você também pode não o utilizar, utilizar de forma imprudente ou utilizar para o mau, e das três formas restringir todos os outros de crescerem... É assim como muitos de nós lidamos com as ações.

Porém, a verdade é que podemos também dominar o conhecimento sem fardo, sem projetar a responsabilidades como uma penalidade, mas como um prazer e uma convicção, assim os pequenos erros são esperarados e qualquer avanço já é visto como um bom resultado. Você para de se punir por preocupações e projeções, e se envolve no que está fazendo sem precisar julgar.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

"Pois, quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; quanto maior o conhecimento, maior a frustração."

Estas palavras são atemporais. Precisamos de muita sabedoria e estoicismo para lidar com o fardo e torná-lo em algo útil para nós e para os outros.

Isso só ocorre quando as pessoas não sabem lidar com a sabedoria e com o conhecimento... E é o que acontece na maioria das vezes, justamente porque as pessoas não dedicam um tempo para organizar a mente, vão só enfiando coisas como se a mente conseguisse lidar com isso de forma automática, mas tanto não lida como gera cansaço e estresse.

A mente não é muito diferente de um computador, no sentido da analogia, se você acumula nele vários programas e serviços abertos, faz ele sempre rodar no topo, e não sabe filtrar, organizar e limpar, ele tende a dar problema, tanto no software como no hardware... Tal como o excesso de informações, pensamentos e pressões autoimpostas, são danosas para a nossa mente e para o nosso corpo.

Gostei dessa analogia da mente com um computador carregado de tarefas.

E acredito que o problema maior nem está tanto naquilo que está se passando na mente, mas aquilo que desce para o coração.