Uma pessoa de repente me deu três denúncias do nada... Provavelmente porquê denunciei como spam um perfil que me mandou DM pedindo dinheiro e que já somava outras denuncias de spam.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Cara, tenho muitas dúvidas sobre o funcionamento do Nostr, mas tudo parece muito promissor. Estou impressionado com tudo que estou observando. Em geral funciona bem, ainda que faltem algumas coisas.

Usar free apps (Iris e Amethyst) em uma plataforma livre a gratuita também, é algo que eu nunca tinha visto antes. Redes sociais sempre foram gratuitas para os usuários, mas nunca para os administradores. Isso é algo muito inovador.

Fico me perguntando quem implanta as boas ideias e sugestões das pelos usuários. Mas o melhor caminho a seguir no momento é a máxima mais antiga do mercado: copiar o que os concorrentes estão fazendo.

Copiem tudo o que está no X e adicionem mais coisas extras para diferenciar. Dessa forma a galera vem, se sente em casa e ainda vai elogiar.

Minha sugestão: ter um mensageiro tipo o Whatsapp integrado, será top.

O Nostr é só o protocolo, quem faz essas mudanças são as aplicações "clientes" que usam o protocolo. O bom do Nostr é que qualquer um (que saiba programar com o protocolo) pode abrir um cliente e fazer ao seu modo.

E dentre os clientes alguns já correm para ser um superapp, trazendo algo como um "whatsapp" integrado como você falou, mas a mudança é bem gradual, ainda assim percebo que o próprio Amethyst se aproxima bastante disso.

Não precisa nem mencionar aqui o quanto o Whatsapp é monitorado e censurado. Já passou da hora da gente ter um mensageiro realmente livre, privativo e com ótimas funcionalidades. Sei que dá pra ser construído um no Nostr. Será uma revolução.

Quanto a mensageiros com altíssima segurança criptográfica, tem o Element (matrix) e o SimpleX, ambos são muito elogiados e usados pelos bitcoiners em geral. E ainda que não use a rede Nostr (com envio de zaps), creio que vale muito a pena dar uma olhada.

Pra onde que vai a denúncia no caso do Iris e como é feita a punição? Pergunto isso porque não há uma empresa por trás como no caso das outras redes.

O máximo que pode ocorrer de censura aqui é um relay te banir

Legal. Mas o interessante é que pode ocorrer um boicote em massa do perfil em questão e o cara cair no ostracismo. Quem subestima o poder do boicote hoje, não faz ideia do buraco que pode se enfiar.

O negócio é decentralizado. Então não há muito com o que se preocupar, há centenas de relays disponíveis, além de vc poder hospedar o seu próprio. Censura aqui será o menor dos nossos problemas

No momento, noto que a rede tá muito nichada. Isso é normal. Muitas começaram assim. O povão vem quando eles encontram todas as funcionalidades que já usam e mais outras novas.

Meu sonho é ver a notícia: Nova rede social incensurável ganha milhões de usuários no Brasil e preocupa autoridades no país e no mundo. 🙏

É o velho dilema entre usuários e produtores de conteúdo... Usuários não querem mudar de plataforma porquê os produtores não mudam e os produtores não querem mudar de plataforma porque os usuários não mudam.

Mas concordo que o próprio formato dos clientes e o perfil comportamento dos usuários do Nostr, criam uma barreira para vários outros nichos.

A verdade é que a maioria dessa gente não quer sair da zona de conforto. Sacrificam a liberdade da decentralização para ter mais seguidores nas redes centralizadas

Amem.

Ué, mas se o Nostr é incensurável, a denúncia vai pra quem? Quem vai te derrubar?

Os próprios usuários podem me "censurar", pois se alguém clicar em 'denunciar' os meus posts param de ser vistos por ele. E inclusive, se não me engano, em alguns clientes o perfil ficam marcados quando recebem denúncias.

É nesse sentido que eu resolvi explicar a possível causa dessas denúncias. Para quem não me conhece não achar que essas denúncias (ou alguma marcação) fazem algum sentido.

Mas no geral, concordo com você que o Nostr é insensurável, a forma mais próxima de "censura" é alguns nodes banirem o usuário, mas ainda assim o usuário pode recorrer a outros.

Nodes não... Relays kkk