nostr:nprofile1qqsg2uq9ft6yj73275auzqmh8nflzkl8zzlmu5dsuy7q9ktd7mfzawqppemhxue69uhkummn9ekx7mp0qys8wumn8ghj7mn0wd68yttjv4kxz7fwvf5hgcm0d9hzumnfde4xztcprfmhxue69uhkummnw3ezu6r90p5x27pwdahxc6twv5hs0uthn7, você tem alguma dica pra ele?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Superdotados no geral possuem sintomas muito semelhantes a pessoas autistas, ou com TDAH, e há uma proporção de psicologos e psiquiatras especializados em altas habilidades/superdotação bem menor.

Se eu fosse dar uma dica: pesquise e tenha certeza que aquele psicólogo ou psiquiatra de fato tem um especialização nisso, caso contrário, a chance de você ser diagnosticado como "autista" ou TDAH é maior.

Talvez seja também, existe a dupla excepcionalidade e até tripla, mas como a maioria é mais acostumada com autismo e TDAH, existe uma tendência e viés maior pra isso.

Faz bastante sentido. Até falei mais ou menos isso pra ele antes.

Creio que a pessoa com AH/SD só acabe sendo diagnosticado assim apenas quando é constatado QI alto e não considerem a como Asperger...

Mas, como leigo, imagino que pessoas podem ter AH/SD ainda que o QI e o desempenho percebido por testes e outros contextos seja baixo, principalmente se somado a outras condições, como o TDAH, mesmo a pessoa demonstrando alta versatilidade, profundidade, criatividade ou capacidade de foco e aprendizado.

É exatamente isso. Não necessariamente um superdotado precisa ter uma quantidade X de Q.i, será alto, mas não é um fator único, todo o contexto da vida, forma de pensar, raciocínio, tudo é analisado. Você está certo.