Marcos 12:13-17 é o texto em que Jesus é questionado por alguns que queriam pegar ele de calça curta a respeito dos impostos a César; se eram lícitos ou não.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

A Bíblia diz que Jesus, "conhecendo-lhes o coração", pede uma moeda; mostra-a pra eles perguntando de quem era a face na moeda. Eles respondem afirmando ser a face de César e Jesus completa: "Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".

Quando li da primeira vez, tive essa impressão de que Jesus estava defendendo o imposto de modo muito simplório e literal. Tão simplório e literal que numa segunda leitura, acho que ele simplesmente não está respondendo o que eles perguntaram. O que ele está respondendo então?

A fala dele está cercada de advertências contextuais, diz que os fariseus e os heroditas estavam lá pra tentar pegar ele falando alguma besteira. Depois diz que Jesus conhecia o coração deles. Tudo isso parece preparar o terreno para uma resposta especificamente direcionada a esses homens e não uma oportunidade que que Jesus viu para ensinar a respeito de impostos ou civilidade.

Por isso, acredito que o foco de Jesus aqui é dar ênfase na ideia de que há coisas que são exclusivamente de Deus. Ao armar essa armadilha pra Jesus, elese de alguma forma estariam deixando de dar a Deus o que é de Deus. Pode ser até que Jesus estivesse dizendo que eles não estariam dando ao próprio Jesus, o coração arrependido, a reverência e o respeito necessários, considerando ser ele mesmo, Deus.

Outra possibilidade até mais simples que pensei foi de que Jesus estivesse sugerindo que, assim como a moeda que tem a face de César deve ser dada a César (como pressuposto e não como mandamento), aqueles que carregam a face de Deus devem ser dados a Deus.

Quem foi criado a imagem e semelhança de Deus foi o próprio homem. Então a resposta de Jesus pode ser de que os homens devem ser dados a Deus, no sentido de que aqueles homens, ao invés de tentar pegar Jesus numa armadilha, deveriam se entregar eles mesmos ao cuidado e autoridade de Deus por meio de Cristo Jesus.