Pra mim, um dos lugares mais legais é o Reddit.
Discussion
Nao sabia que o Reddit é descentralizado!
HD, eu perguntei dos centralizados mesmo. Estou analizando o formato deles kk
Aproveitando, alem do Nostr e Odissey, quais outros descentralizados que VC conhece?
O Odysee é bem centralizado ainda, eles são uma empresa e tudo que obrigarem eles fazerem eles tem que obedecer.
Fora o Nostr, na comunicação ampla, creio que descentralizado mesmo só o Simplex e o Element (Matrix), de mensagens, e alguns poucos mais...
O Mastodon, por exemplo, é parcialmente descentralizado, é o que chamam de federado, assim como o Peertube, que também usa o protocolo ActivityPub, e mesmo eles são mais descentralizados que o Odysee.
Eu tenho simplex instalado mas nunca usei! Nao entendi bem como funciona ! Kkkkkkk
O formato é diferente, mas ainda assim é bem direto, mas tem que entrar em algum grupo ou conversar mais diretamente com alguém, entrando por links.
Porém, eu não sou tanto de usar o Simplex, não curto ambientes tão dispersos, cheios de conversas paralelas, como acontece em muitos grupos.
É um whatsapp da vida mas a sua conta ao invés de ser o seu número de celular é uma chave criptográfica gerada aleatoriamente, daí você consegue ficar anônimo e inclusive ter várias contas no mesmo celular. Fora isso você tb pode criar o seu próprio servidor.
Poise, eu não entendo muito ainda a do odysee.
Sempre acho que a qualquer momento ele pode ser censurado. Concerteza tem algo lá que ainda não entendi direito.
No Odysee, pelo que eles explicam, quando você sobe um vídeo: Os metadados vão para a 'blockchain' do protocolo LBRY, o arquivo do vídeo é distribuído em uma rede P2P entre os usuários e você pode pagar com LBC para que o vídeo também possa ser armazenado 'permanentemente' na Arweave.
Mas ainda que fique registrado no protocolo LBRY (parece que sim, mas não vi a fundo), muitas vezes, com certos conteúdos, o Odysee não mantém visível ou acessível.
É nesse ponto que parece acontecer a centralização, dado que eles se focam no Odysee e retiraram o app da LBRY das lojas de apps. Tem um Try LBRY, que é um fork feito por outra pessoa e que tá no f-droid, mas está tão desatualizado que nem baixa.
E embora o app LBRY original ainda esteja no github como na [versão android](https://github.com/lbryio/lbry-android), funcione, receba conteúdo atual e tenha mais conteudo que o Odysee, você mal vê nele filmes famosos completos (conteúdos mais visados para copyright. Tanto que a mais anos atrás eu já vi aviso de violação de copyright em um deles), a maior parte dos vídeos disso é clickbait, e esse app não é atualizado a mais de 3 anos, logo algumas coisas não funcionam mais, como no pagamento com a shitcoin LBC fantasiosa deles.
Gostaria muito que alguém fizesse um fork dele e modificasse para rodar no Nostr e com zaps, apesar de tudo...
Tive mais experiências negativas no Reddit que positivas, me sentia em um ambiente totalmente caótico, cheio de poréns e com muita gente que tirava informação no nada.
Grande parte das perguntas que eu fazia ninguém sabia e vinham com achismos. Eu acabava tendo que descobrir sozinho e ainda ficando com raiva pela quantidade de besteira espalhada...
Pra mim, essas características são defeitos humanos, presentes em maior ou menor grau em todos -- inclusive em mim em ti. Quanto mais pessoas em um lugar, maior será a chance de pessoasnão agirem da maneira que tu gostarias que agissem.
Frequento alguns subreddits sobre minha área de atuação em economia aplicada (como matemática, estatística, microeconomia, inferência causal, etc.), ciência de dados (machine learning, álgebra linear aplicada a ML, etc.), informática e programação (basicamente sobre Linux, softwares que uso e desenvolvimento das linguagens que trabalho, como C++, Python, R, etc.). Eventualmente, algum subreddit de memes e humor (como r/theydidthemath e r/farialimabets, etc.), pois ninguém é de ferro.
Nesses subreddits, não posso reclamar da experiência. Em específico sobre informações, esses dias eu entrei num grupo de usuários de Alpine Linux com meia dúzia de gatos pingados, fiz uma pergunta bem específica e, em minutos, fui mui satisfatoriamente respondido. Mas tem a via de volta também, né? Eu estou experimentando o Alpine em condições meio extremas aqui e, em breve, vou dar o feedback lá. Também, estou fazendo um APKBUILD para instalar um ambiente de desktop o maior próximo ao tema OneDark do Archcraft BSPWM que eu conseguir e, assim que terminar, vou mandar lá.
Aliás, sendo sincero, comparada com o Reddit, a minha experiência no NOSTR é que tem deixado muito a desejar. Aqui, há uma tendência a qualquer discussão cair em Bitcoin, anarcocapitalismo, "economia austríaca" (sic) e catolicismo, temas que considero muito chatos e/ou, sobre os quais, tenho pouco ou nenhum interesse. Contudo, acho a ideia do protocolo maravilhosa e entendo que isso é normal em face da conjuntura atual da rede e vale a pena perseverar, pois, fazendo a minha parte aqui, com o tempo, a rede vai ser menos monotônica e pessoas de todos os interesses e pensamentos mais diversos virão.
Concordo que é muito chato só cair no tema de privacidade, anarcocapitalismo, Bitcoin e política em geral sempre... E é uma das coisas que eu como usuário venho tentado furgir, em partes, desde que cheguei aqui, para criar tópicos que favoreçam outras áreas e para sair dos assuntos frequentemente calamitosos e dispersos, das notícias.
O Nostr ter adotado o formato de twitter (temas muito efêmeros, surgem e logo são esquecidos) em muitos clients e ter atraido muitos ex twitteiros, contribuiu muito para isso, principalmente na esfera brasileira do Nostr, por ser muito pequena e muito imersa nessas questões, sendo bem difícil conseguir consolidar outros tópicos aqui. É sempre bem mais fácil obter mais variedade com o público gringo...
Por outro lado, com o reddit percebi essa diferenca ser bem pior, pois na maior parte das vezes entrei mais como curioso buscando informações mais precisas em diferentes áreas. Se não me engano, na programação, e principalmente com gringos, foram os poucos pontos em que mais fui ajudado, mas em outras e principalmente com brasileiros, era totalmente improdutivo. Eu não aprendia nada, só me estressava.