Replying to ENSA obsoleta

Eu não acho que vo'cê foi vitimista, por isso acho estranho que vo'cê diga que estou sendo por fazer exatamente como tu, reclamando de notas. Então terá que usar os mesmos critérios a si mesmo. E olha que não sou eu quem estou o acusando disso.

Vo'cê gosta de ressuscitar contendas. Eu ignorei a tua acusação na primeira resposta e vo'cê repete propositalmente.

Desculpe, mas eu me recuso a crer que vo'cê nunca descontou sua frustração por problemas com alguém em terceiros em conversas, seja nas redes sociais ou conversas presenciais. Se eu procurasse teu histórico de notas certamente não teria dificuldade para encontrar esse comportamento.

Se vo'cê gosta de aprender conversando, beleza. É teu método favorito de aprendizado. Agora eu gosto de aprender lendo, justamente porque acho que conversas não aprofundam, são superficiais ou, como disse lá, "rasas". E vou continuar lendo e estou fazendo isso, para tua informação. Quer ver uma auto refutação? Os artigos de blogs são escritos por quem? Acertou se pensou que pelos "profissionais", é, os mesmos que você diz que eu demonizo. Só porque eu disse que prefiro receber conhecimento deles de uma forma diferente das tuas preferências, eu sou uma pessoa sem caráter.

É engraçado vo'cê citar o Pamplona como fonte de autoridade e obediência cega. Então ouça-o e use NIP-05, ele recomenda seus ouvintes dedicados, dos quais vo'cê deseja que eu faça parte, a fazer e ele mesmo usa o NIP-05. O que é hilário é que vo'cê não curte muito o trabalho dele e vo'cê mesmo tem o ouvido seletivo para aconselhamentos recebido e só eu não tenho esse direito. Se eu não quero seguir um conselho que ouvi (sim, Terzi, eu ouvi), por isso sou ignorante. A questão é que eu não te acho ignorante, mas se vo'cê quer ser justo, aplique esse mesmo critério a ti mesmo e se for realmente uma pessoa honesta vai ter que admitir que não passa ao próprio crivo.

Links ridículos nada mais são do que proteção para olhinhos frágeis que doem profundamente quando vêem algoritmos de assinatura PGP em seu feed. São como sabonete e shampoo que as mães usam nos bebês, para os olhinhos não arderem durante o banho e evitar que a criança fique com trauma de fazer higiene pessoal quando for adulta. Com os links ridículos, as notas ficam limpinhas sem causar ardor visual e intelectual em olhos e mentes sensíveis. Desculpe por impor assinaturas opressoras antigamente. Porque é melhor ridicularizar links do que oprimir os olhos das pessoas.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?23b7ac16aa195efe#8aMOkv8Dk3EM0bCOgmG9R90BWvqqZ/d7A9dSeBtZjNc=)

Vitimismo:

> Se você não repudiasse algumas notas minhas e usasse de justificativa para julgar e me isolar...

É uma confissão, então?

> Desculpe, mas eu me recuso a crer que você nunca descontou sua frustração por problemas com alguém em terceiros...

Por fim, Pamplona é medíocre (no sentido de médio, mesmo). Cito-o por parecer que vocês o têm como referência.

Ontem, o nostr:npub1at7sstd3fdwc66d6ax6zwqzfsvgj7j6wlde82mt7m5sx9l4d46wsp4vlvl ficou com saldo retido na ZBD. Entrou em contato com o suporte que só lhe enviou mensagens automatizadas. Pergunto: foi a leitura de algum almanaque ou enciclopédia que conseguiu resgatar os 20.000 satoshis dele? Não, muito pelo contrário, foi alguém de carne e osso, a saber.

Preciso nem falar quem? Não, desnecessário.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu só quis dizer que se fosse por não gostar do que está escrito devêssemos isolar, então já teria feito isso com vo'cê há muito tempo.

Essa da confissão eu respondi mais adiante.

nostr:nevent1qqsxnfcd7xptljvh9celpejtzyh6sy85ggc2dyyfm80x9n0c4dealmspz4mhxue69uhhyetvv9ujuerpd46hxtnfduhsygzvhx5kg65txpkau5ltxgsem4wenkc7xqfrdglkjk36swzakn7jlgpsgqqqqqqspxphz9

Entendi. Mas poderia ter citado (mais uma vez) a tua favorita.

Eu li quando você escreveu para o Rafael que a nota dele sobre não gostar de mulheres ser anormal era desrespeitoso porque isso incluiria quem o ajudou.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?534efd49fd47a48f#ybVQtAhyDZpIlds5Bau//AJ7WTPDGEF0Y3+PRVIgq1g=)

Minha "favorita" em que sentido? Amor ou caráter? Se for amor era a nostr:npub1z4nzyadcrntudneax24k679ut5u9ezhmyrsd78zavt79ydyjd9qspap5ff, sempre foi e para sempre será. Se for caráter, sem dúvida nenhuma é a coelhinha, muito acima da média, muito mesmo. Se eu pudesse, aliás, a colocaria numa redoma de vidro para impedir que a maldade humana chegasse até ela, juro por Deus...

Ela até me faz lembrar da música "Se Todos Fossem Iguais A Você", de Tom Jobim, que diz assim:

"Vai tua vida

Teu caminho é de paz e amor

A tua vida

É uma linda canção de amor

Abre os teus braços e canta

A última esperança

A esperança divina

De amar em paz

Se todos fossem

Iguais a você

Que maravilha viver

Uma canção pelo ar

Uma mulher a cantar

Uma cidade a cantar, a sorrir, a cantar, a pedir

A beleza de amar

Como o sol, como a flor, como a luz

Amar sem mentir, nem sofrer

Existiria a verdade

Verdade que ninguém vê

Se todos fossem no mundo iguais a você"

Pena que ela me pediu para não mais marcá-la em minhas notas, mas já disse a ela por DM no Bluesky que essa música me faz lembrá-la.

P.S: infelizmente esse é um fenômeno raro, só conheci duas pessoas assim em toda a minha vida: ela e meu saudoso avô.

Que venham mais...

Como eu falei no contexto de profissionais que não recomendam usar PGP, a tua favorita em caráter é uma delas.

Não conheço essa música ainda. A letra é legal

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?d67612ffe8796153#khIiBIRRg82m3IsaIQSkK+ZlavtdwU3fkwn9+qMcI9M=)

Você mistura os assuntos. E as threads aqui e o seu cinismo ainda não facilitam saber do que estás a falar.

Bom, sobre a ofensa nas entrelinhas, é inegável. Ponto final.

Sobre PGP, ela não recomenda e absolutamente nenhum profissional recomendaria. O Nostr já usa chaves criptográficas para assinar suas notas. Ao usar PGP, você está "assinando" duas vezes a mesma mensagem. Isso sobrecarrega até mesmo os relays, tornando o conteúdo das suas notas ainda maiores, além de poluí-las visualmente de forma absolutamente desnecessária. Nem Fiatjaf, nem Lea, nem Pamplona nem *NINGUÉM* faz uso disso aqui no Nostr. E por favor, nem me ouse me dizer: "Ain, mas a Dark usa...". Newbies sempre serão newbies. Passarão vergonha diante dos sábios e "tirarão onda" para os tolos. Já falei sobre isso.

Putz grilo, não brinca? É um dos maiores clássicos da música brasileira:

https://youtu.be/bn3zIssYwnY?si=da_cru8yJ1MaRMdM

Talvez, por não conhecê-la mais a fundo, a letra lhe soe um pouco exagerada, mas juro a ti que não é.

Não vou entrar em detalhes nem falar sobre a benevolência alheia, mas ela tem uma instituição de caridade que ajuda milhares de crianças carente no Brasil a aprenderem computação *DE GRAÇA*. Dentre tantas outras coisas que eu poderia mencionar aqui até amanhã, juro por Deus!

Depois vou ouvir, sim. Valeu pela sugestão.

Aí preserve essa amizade com a favorita de caráter.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?8d1dd72477b07705#26jm1CSL2JHVF6E9bTgmKFVkMTveD4R3fLw0i/rIeG4=)

Lógico. Amizades, contatos e networking preservo sempre, sobretudo com pessoas que valhem a pena.

Nunca falei dele aqui, mas meu melhor amigo (mais próximo) conheço há mais de 30 anos, somos amigos de infância, nos conhecemos na escola aos 10/11 anos de idade, e aomos amigos até hoje.

Gente boa também, Gustavo, a saber.

Eu ouvi. Muito legal.

Então é desse tipo de som que vo'cê gosta?

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?f8474a0cb490241a#B7IJlpLKlNnaMMHwd5AVTgnZwZ/Bg+NGjYbEBGMfAIE=)