EXISTE UM INCENTIVO PERVERSO NO MUNDO DO NOSTR

Alerta de textão. Ok, vamos falar sobre o jogo de poder e as possibilidades e incentivos existentes.

Todos nós vimos como as Big Tech usam algoritmos de engajamento para nos manter viciados. Eles estrategicamente nos bombardeiam com tudo, desde iscas de raiva (rage bait) até conteúdo polarizador e conteúdo hipersexualizado (72% das pessoas numa pesquisa recente concordam que o Instagram é mais movido a porn0 e erotização do que o próprio Xvideos).

Agora, o Nostr deveria ser nosso lugar de liberdade, certo? Mas não dá para assumir que será assim pra sempre.

Vamos ter uma discussão franca sobre os Clients.

Pense nisso. As equipes que desenvolvem os Clients do Nostr têm o incentivo de querer mais usuários. Eu amo o que eles fazem e sou grato por isso. Claro que todos nós entendemos as forças do mercado e faz sentido que as equipes de Client precisem se tornar financeiramente bem-sucedidas. É assim que se tornará sustentável.

Então, em um cenário hipotético, as equipes que desenvolvem Nostr Clients podem fazer algumas parcerias implícitas ou explícitas com influenciadores.

É um pouco como coçar as costas um do outro – você me ajuda a conseguir usuários, eu te ajudo a conseguir seguidores.

Importante: Não estou acusando ninguém disso. Estou apenas dizendo que é uma POSSIBILIDADE. Os incentivos existem.

Já notou como, logo depois de vc entrar em alguns Clients do Nostr, eles já estão te incentivando a seguir certos grandes nomes? Isso não é apenas aleatório. Pode haver algum acordo por trás disso? Talvez nunca saibamos. Mas é POSSÍVEL. E essa possibilidade por si só já é bastante preocupante.

E quanto aos "Destaques" ou "Tendências" do Nostr? Por um lado, pode ser visto como um recurso útil para ajudar... por outro lado, é uma intervenção editorial vinda do Client para direcionar o navio para certo conteúdo.

Os Clients do Nostr poderiam estar motivados a simplesmente fornecer conteúdo interessante e ajudar novos usuários a permanecer e reduzir o churn? Ou poderia haver a aspiração de ter poder como o das Big Tech, determinando o que impulsionar no nosso feed e o que fazer quase que um shadowban?

Mais uma vez: Não estou acusando nenhum Client de fazer isso. Sou muito grato por ter a possibilidade de usar o nostr.

No entanto, estou apontando que É TECNICAMENTE POSSÍVEL que os Clients obtenham muito poder editorial semelhante às Big Tech, impulsionando certo conteúdo por qualquer motivo que venha deles, e isso por si só é muito preocupante.

Vamos manter nossos olhos abertos. Onde há poder, há a possibilidade de abuso desse poder.

Precisamos permanecer atentos, fazer perguntas e discutir com os desenvolvedores de Client sobre seus recursos de recomendações editoriais.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Sempre é bom ter essa discussão , e ficar de olho no desenvolvimento nostr.

O livre mercado no início das redes sociais levou as Big Techs a serem como são hoje, e desde que percebeu-se que fazer política usando elas seriam uma boa forma de exercer ou conquistar poder, isso cresceu exponencialmente.

Do ponto de vista técnico, é extremamente possível que o Nostr escale para isso também, é um problema sem solução final a questão do gerenciamento do conteúdo e de como deve ser direcionado ou não. No início das redes sociais, os algoritmos não existia, oque existia era apenas vc ver o que quem vc segue posta, depois com as técnicas de controle de span e etc, criaram-se os primeiros modelos de ia para reconhecer span e bloquear, depois aplicou-se isso em cadeias de marcov criando outro modelo pra facilitar a digitação, tudo isso representou avanços muito bons e sem pontos ruins aparentes, porém com a monetização, as grandes palaformas precisavam ter formas de prender as pessoas a elas para obter maiores ganhos, e com isso veio a ideia de treinar esses modelos para entender oque as pessoas gostam e mostrar aqueles conteúdos para que elas permaneçam mais tempo.

É com isso que o Nostr está "competindo" hoje, porém no Nostr tem os zaps, que são também incentivos para as pessoas postarem coisas que seus próprios seguidores gostam, mas para ganhar a mesma escala que as Big Techs talvez o Nostr se torne algo parecido visto as soluções de livre mercado que surgiram e podem surgir e talvez a frase "morra como um herói ou viva tempo suficiente para se tornar um vilam" seja posta a prova novamente rsrs.

De todo modo, podemos escolher os relés, rodas nossos próprios relés e ou clientes, sempre vai existir uma solução, mas para a maioria talvez o destino seja sempre a dependência e o caminho da servidão, não podemos afirmar nada sobre o futuro, vamos ver oque o livre mercado do Nostr nos trará, independente do resultado, será incrível.

Só pra concluir, talvez o Nostr se torne no fim das contas algo muito parecido com as Big Techs para ganhar a mesma escala, mas assim como no capitalismo, ao menos teremos a possibilidade de sermos livres rodando nossos próprios relés ou algo parecido, liberdade essa que não nos é possível com os modelos criados pelas Big Techs.

Exato, é um caminho sem volta, a maioria das pessoas deseja ver sugestão de conteúdo e de pessoas para seguir. A beleza do Nostr é justamente a liberdade de escolher o cliente que desejarmos.

A solução para isso nostr:npub1fw5wsmfdj7ykmjfn0sl9qp533y7hx96h9lvplz6pmhd9mzwn9hjqvq2rfr foi o que o primal fez ter a opção de carteira Lightning no client

Isso também vale para relays , não ? O que impediria eles de selecionar conteúdos usando apenas um sort no resultado ? Nada , por isso o ideal é sempre usar relays com código aberto e clientes também, com um pouco de curiosidade você pode espionar o que estão fazendo !

Nostr é só um protocolo. A questão são os relays.