Dov, não sei cara. Depende de quem e com quais incentivos. A gente tem visto nas últimas semanas vários “bugs” em software aberto, que foram postos maliciosamente por atores provavelmente estatais. Fora interesses privados, como VCs, Wall Street e Crypto Bros.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Por pior que tenha sido o caso xz e outros parecidos foi pego antes de entrar em produção justamente por ser de código aberto, mas sim precisa de muita cautela e muitos olhos em cada pedaço de novo código. Mas o software precisaser mantido, e novas funções como CISA são muito necessárias.

Com tantas mudanças, a certa altura vão começar a imprimir mais bitcoin "porque é necessário".

Reserva fracionaria de bitcoin não é bitcoin.

Rapaz, se alguém começar a cogitar isso em nível de desenvolvimento (lá no grupo dos dev de Bitcoin) vai sumir ele e a família toda. Outra coisa é rodar nó. Todo mundo tem que rodar um nó validador. Pq é muito, eu digo muito fácil para a BlackRock e cia criarem 200 mil nodes validadores em máquinas virtualizadas em data centers para tentarem fazer ataques coordenados na rede. Se todo mundo que tem pelo menos uma graninha em satoshis colocar node, a dificuldade aumenta. A coisa mais valiosa do Bitcoin é segurança e prevenção de gasto duplo. Isso é o vital. O resto a gente deixa para depois.

Concordo, para nós que sabemos rodar um nó 4 ou 5 é ainda pouco.

Pois é. O lance é pegar tudo que é PC velho e raspberry na gaveta e colocar node para rodar.

Acredito que esse tipo de mudança não seja aceito pelos participantes da rede, pois todos seriam prejudicados... Por isso a importância de ser possível que todos os participantes rodem seus próprios nodes soberanos para interagir com a rede.

Lembrando que o XZ não era grana diretamente. Era bem indireto. Agora Bitcoin ou alguma carteira popular como Electrum ou BlueWallet é grana na mão e calcinha no chão.