Eu acho que não se resume a isso, existem vários fatores:

1- Ser descentralizado e existir vários clientes (clientes incompletos e com muitos bugs) afasta quem deseja experimentar, pois são muitas opções e opções ruins. Centralizar em um único app no começo é mais fácil para divulgar boca a boca e até para jornalistas é mais fácil criar matérias sobre.

2- O Nostr inicialmente atraiu um público especifico, e a maiorias das pessoas comuns não se interessam nos assuntos que esse público inicial discute. Ao meu ver, o cliente precisaria ter um algoritmo com perfis mais populares que o povo goste (Geralmente são de esquerdistas.

3- No Nostr, os perfis famosos que prezam por liberdade e etc, meio que "sabotam" o Nostr não participando ativamente da rede, preferem mudanças pela política. Veja perfis como do Monark, Fernando Ulrich, Raphael Hide, sei lá, vários outros, eles no máximo criam um vídeo superficial sobre o Nostr, mas participar de fato, não participam.

Agora veja no caso da Bluesky e etc, a esquerda/progressistas em peso entram, divulgam e postam ativamente, ex Felipe Neto e etc.

É minha opinião.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Esse fator 1 eu não tinha percebido, e é uma verdade, uma pessoa comum tem dificuldade de entender sobre qual client usar, estranham quando dizemos sobre os diversos clients, e então desanimam mesmo. Mas o 3 eu havia falado num comentário que diz e concordo demais! Se o Paulo Kogos viesse para cá, de verdade mesmo, muitos também viriam, mesmo quanto aos demais, porém possuem preguiça de usar corriqueiramente aqui. O Javier Milei possui conta aqui, mas o cidadão nunca divulgou, o Luis Philipe de Orleans e Bragança poderia vir pra cá e trazer uma turma pra cá apesar de ele ser político, aumentaria muito a atenção da imprensa à plataforma (que provavelmente seria negativa, mas melhor negativa do que positiva nesse caso), até mesmo o covarde do Bolsonaro poderia vir pra cá, capaz de ele ir pro BlueSky junto do Lule.

Um que prometeu e nunca entrou também foi o Renato Amoedo, né?

Se não me engano ele tinha conta aqui mas qm administrava não era nem ele, mas uma equipe. Agora ele está com desculpa de que quer distância das redes sociais, o que é uma mentira pois ele disse que iria parar de ir em podcasts e continua indo até hoje.

Ele disse que tem conta não pública. Bem provável.

BlueSky é o novo koo, em 1 mês vai estar morto, embora a plataforma seja um antro de esquerdistas com a adoção de suas pautas, eles não vivem sem encher o saco da vida de terceiros e como as boas pessoas seguem no X, eles as vão perseguir por lá, pois é disso, de perseguir pessoas q eles se alimentam.

Já o Nostr é uma plataforma orgânica, embora tenha poucas pessoas, elas vem aqui para contribuir e construir, não para destruir. Além disso tem monetização orgânica, não por anúncios, mas por doação voluntária de satoshis.

Threads tem dinheiro infinito para criar um bom app e se manter. Talvez o Bluesky não aguente muito tempo mesmo.

Essa ideia vendida de que o Nostr não tem propagandas, é verdade nesse momento, mas nada impede que um cliente apareça com essa função. E isso pode ser positivo, liberdade de escolha. Um cliente assim poderia até remunerar os usuários distribuindo uma pequena parte do que eles ganham com os anúncios.

Sim, mas acho que ambos os espectros políticos sentem necessidade de perturbar uns aos outros.

Eu estou gostando daqui. Fui Twitter desde q chegou aqui. Massai de lá. Estou garimpando. Eu acho (apenas acho) que é preciso ir garimpando mesmo.

Não almejo milhões de seguidores mas apenas de pessoas com que possa trocar pensamentos e aprender com quem sabe como é aqui.

Esse é meu pensamento.

Isso mesmo. Porém, eles vivem daquelas redes. Monark e Ulrich vivem de YouTube, lives e stream, etc. Eles estão esperando ter público aqui para eles falarem, mas esquecem-se que são eles mesmo quem devem trazer o público para cá.

Nada impede de eles postarem aqui vez ou outra. Estimular o público deles a usar aqui.

Pois é. Mas o que conta são as doletas, de btc eles já estão forrados