### A Tradição
O catolicismo não diz que a Tradição seja superior à Escritura e sim que elas, assim como o Magistério, estão em igualdade. A tradição que é repreendida por Cristo foi a tradição com "t" minúsculo, que são costumes e expressões culturais, que podem ser benéficos, mas que não devem se sobrepôr ao que importa, que são os mandamentos de Deus.
Um exemplo de tradição com "t" minúsculo é a batina, que representa a morte do sacerdote para o mundo, não só o carnal, para o qual todo cristão deve morrer, e sim que o ele dedicará todo o seu tempo à Igreja. É bom respeitar esse costume, mas seria totalmente ridículo que um padre corrupto se sentisse mais santo por fazer isso em relação a outro que não o faz, mas tem uma vida regrada, e esse era o caso dos fariseus e eles mereciam repreensão.
Já a Tradição com "t" maiúsculo se refere à transmissão viva do Evangelho pelos apóstolos e seus sucessores, seja oralmente ou seja por escrito. Veja que a Escritura se enquadra nesse quesito, sendo um fruto da Tradição, porém gozando de certos privilégios que a transmissão por escrito pelos Padres Apostólicos não possui, pois, diferentemente desses escritos, toda a bíblia é inerrante e infalível, já os escritos dos Santos Padres precisam ser dircenidos para se saber se fazem parte da Tradição, pois não o escreveram sob inspiração divina.
### Impossibilidade do Sola Scriptura
De fato, na época, já se havia o Antigo Testamento, porém, uns dos meus pontos levantados anteriormente ainda persistem: livros eram escassos, caros e difíceis de armasenar, e a maior parte da população era analfabeta. Não havia uma leitura como há hoje, os livros eram lidos de forma comunitária, geralmente nas sinagogas por algum escriba ou sacerdote, para que todos pudessem conhecer a palavra de Deus.
Além disso, os livros do Antigo Testamento seguiram a mesma ordem que o do Novo, primeiro se sucedeu a transmissão oral e só depois essa transmissão era transcrita, justamente por causa da difícil produção e a baixa demanda, já que a maioria não conseguiria ler e a transmissão oral seria muito mais efetiva que registros escritos.
Só com a invenção da imprensa no século XV por Gutenberg que a circulação de livros tornou-se maior e livros se tornaram mais acessíveis a população em geral. Demoraria 15 séculos para que a doutrina da Sola Scriptura fosse sustentável, seriam 15 séculos com cristãos com uma fé obscurecida, caso o Sola Scriptura fosse verdadeiro.
### Refutação de possíveis provas ao Sola Scriptura
"Nada acrescente às suas palavras, para que ele não o repreenda e se mostre mentiroso." Pr 30:6
A palavra não é necessariamente a palavra escrita, não se pode usar essa passagem para justificar o Sola Scriptura. A palavra escrita é só uma documentação do que já foi dito, Deus falava aos seus profetas, não lhes enviava um livro com suas palavras. Depois disso, o que foi dito era transmitido oralmente ao povo, e só depois era documentado por escrito.
"Eu, João, dou testemunho a todos os que ouvirem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, que estão escritas neste livro." Ap 22:18-19
João está falando especificamente do livro que está escrevendo, Apocalipse, então esta passagem também não pode ser usada para justificar o Sola Scriptura.
Creio que eu deva deixar claro que, no catolicismo, a Sagrada Tradição não é um acréscimo à palavra de Deus, e sim faz parte dela, assim como a Sagrada Escritura.
### Como saber se há diferença no erro dos fariseus e a Igreja
O tripé católico, Escritura-Magistério-Tradição, não se contradiz, complementam um ao outro em perfeita harmonia, e juntos, contém a revelação de Deus, e a ela nada deve ser acrescentado. Se remontar-se desde os primórdios do cristianismo, nenhuma vírgula foi acrescentada ou retirada, estudando o cristianismo primitivo chegasse à autoridade da Igreja Católica, esse é um método para descobrir se nos afundamos em falsas tradições e em superstições, como os escribas e fariseus, ou se estamos seguido legitimamente tudo aquilo que o Senhor nos ensinou.