Eu tenho uma dúvida em relação a dinheiro roubado no libertarianismo. Suponhamos, roubaram seu cofre com papelzinho colorido, ou pendrive com BTC e levaram tudo.

O que se faz com esse dinheiro que se foi? Deixa rodar na economia e pede indenização do criminoso? E o vendedor que recebeu sem saber?

nostr:nevent1qqspt5uwt8ahadmh6wnsrglj9w7d6552fq75j67gtmpdnkr53akatuqppemhxue69uhkummn9ekx7mp0qgs2tmjyw452ydezymtywqf625j3atra6datgzqy55fp5c7w9jn4gqgrqsqqqqqp2wg3y0

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

não existe roubar BTC. Quem tem a chave é dono do BTC.

Então se eu conseguir pegar sua chave privada e mandar todos btc para outra carteira, você não vai se sentir prejudicado?

sim, mas como eu vou provar que a carteira era minha?

Historico de translaçoes, afinal bitcoin é rastreavel.

não é, não tem um cpf seu ai ou o nome. Vc pode tá mentindo, assim como eu.

Não conseguem te achar afinal todos usamos bitcoin como anonimos mas se vc quiser vc consegue comprovar que tal translação foi feita de tal hora pra tal local ai é só comprovar que vc estava em tal local em tal hora.

não vai, isso é cope

Foi pro isso que eu disse "roubar o pen drive e tirar os BTC" e não "Nossa, criei uma chave e tem BTC dentro"

Ele é obrigado a devolver, se ele tiver gasto o dinheiro ele deve devolver de qualquer forma, talvez até com uma multa adicional

Ou seja, se ele gastou, o dinheiro deve rodar na economia, mas ele vai ter que indenizar de qualquer jeito

Exatamente.

E no BTC você tem o caminho do dinheiro, que pouco importa já que ele vai ter que te indenizar.

Toda vez que você reage vem essa reação da menina. É algum bug?

Não, eu que reajo duas vezes, as vezes coloco esse emoji de "Então tudo bem/tá certo🤷🏼‍♀️"

Nunca pensei que significava isso kkkk. Parece mais um “não faz sentido”

Na verdade ele significa 'eu não sei' (resumem como idk, no inglês), mas eu mesmo saio usando muitos emojis diferente do que significa e as vezes o pessoal me estranha kkk

Serio? Achei que significasse caguei, idai ou não importa 😱

Bando de maluco

Pode pesquisar o que eu disse, cada emoji tem nome 😂

Dá pra usar assim, mas tem que deixar mais pejorativo kk

Exatamente o que eu penso kkkk

Se ficar provado que o outro sabia, o outro se torna cúmplice da ocultação do dinheiro (ou de outro bem mais especifico e óbvio), se não ficar, o ladrão vai ter que pagar sozinho.

Porém... Se for algo específico, uma peça rara e única, por exemplo, terá que ser devolvida e pode ficar óbvio que quem comprou do ladrão sabia que era roubado.

Cada caso é um caso mesmo, se eu roubo dinheiro e compro pão, como e sou descoberta, eu que me vire pra pagar a vítima, o padeiro não pode fazer nada, nem sabia

O problema hoje é que o Estado é o maior ladrão que existe e a população trata como se não fosse... Aí, dizer que não sabe que é um ladrão, é complicado 😅

Devolução da propiedade roubada mais restituiação/indenização pelo tempo perdido.

O criminoso deve ir a julgamento e devolver o dinheiro, caso o dinheiro já tenha sido gasto, deverá tirar do próprio bolso e se não tem condições de pagar, a resolução dependerá de como o tribunal privado funciona, seus regulamentos, sistema judiciário, etc.

Eu vejo a servidão como uma pena adequada, desde que não fosse vitalícia, fosse encerrada ao a dívida ser quitada e se houvesse limites no que se pode fazer ao servo, mas tudo isso também dependeria de como funcionaria o tribunal privado.

Uma solicitação deve ser feita ao vendedor para a devolução do valor, mas como é impossível saber se havia conhecimento da parte dele sobre a origem do dinheiro roubado a não ser que confesse, em caso de recusa de devolução creio que deveria ser feita uma abordagem mais branda, como negociações, pois coagí-lo a devolver é ignorar que o bem ou serviço já foi dado ao criminoso e isso também precisaria ser compensado. Em caso das negociações falharem, a pena dele deveria recair sobre o criminoso. Caso consiga de alguma forma extrair uma confissão do vendedor e ainda haja recusa em devolução, a pena do criminoso deve retornar a anterior e a diferença deve recair sobre o receptor.

Em muitos casos é possível de saber se o recebedor sabia que o dinheiro era de crime, em alguns casos é muito óbvio, em outros há registro de conversa, ou testemunha, ou ele confessa...

Há muitos caminhos. O problema é que receber dinheiro de crime, ainda que seja em alguns casos já seja criminalizado, mesmos neles acaba sendo normalizado.

Se é provado, tem de ser penalizado.

Só que quando envolve o Estado, evolve muita gente que recebe ou comercializa com ele. E o fato do Estado roubar a população e algo que já deveria ser óbvio.