Gestão de quatro parques do Recife passa à iniciativa privada; pista de bicicross na Jaqueira dá espaço a dois restaurantes

Concessão vale por 30 anos e começa na segunda-feira (10). Além da Jaqueira, parques Santana, Apipucos e Dona Lindu ficarão sob administração da empresa vencedora do leilão. Daniel Tavares é diretor comercial da empresa que venceu o leilão para administrar quatro parques do Recife

Jorge Cavalcanti/g1

A gestão de quatro parques públicos do Recife passa para a iniciativa privada a partir da segunda-feira (10): Jaqueira, Santana e de Apipucos, na Zona Norte da cidade; e o Dona Lindu, na Zona Sul. A empresa vencedora do leilão em julho de 2024, na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo, vai administrá-los por 30 anos. Na Jaqueira, a maior mudança é a construção de dois restaurantes no lugar da pista de bicicross.

✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp

A empresa Viva Parques investiu cerca de R$ 340 milhões para ter o direito de administrar os quatro parques por três décadas. Em entrevista ao g1, o sócio e diretor comercial da empresa, Daniel Tavares, disse que as intervenções serão feitas por etapas e trechos, para reduzir o transtorno para quem frequenta esses locais. A previsão é que as obras sejam realizadas em dois anos.

Segundo a gestão municipal, os quatro parques, juntos, possuem uma área total de 172,6 mil metros quadrados, o que equivale a 42 campos de futebol. Todas as áreas estão localizadas em pontos valorizados pelo mercado imobiliário e comercial (veja vídeo abaixo).

Consórcio Viva Parques Brasil lança projeto para equipamentos do Recife

Quando o assunto é concessão de áreas ou serviços públicos à iniciativa privada, uma dúvida da população é sobre a possível exigência de pagamento para a realização de atividades, como piqueniques, aniversários e práticas de atividades coletivas.

Daniel Tavares garantiu que nada nesse sentido será implantado. "Algumas pessoas dizem que a concessão torna os parques 'goumertizados'. Mas posso dizer que os parques terão, sim, esse tipo de serviço, mas continuarão a ter a pipoca e outros produtos a preço popular", declarou.

Ainda de acordo com o diretor comercial da empresa vencedora do leilão, um processo de diálogo será realizado com os barraqueiros do comércio popular. "Muitos já são permissionados pela prefeitura e poderão continuar trabalhando", contou.

Confira, a seguir, as principais alterações programadas nos quatro parques:

Parque da Jaqueira

A maior mudança será a implantação de dois restaurantes no lugar onde hoje é a pista de bicicross, que existe desde a inauguração do parque, em 1985. Outra pista, menor, será construída em outro ponto, onde hoje é o circuito de escadas, na parte voltada para a Avenida Rui Barbosa. "Os praticantes poderão se dirigir à pista do Parque Santana, que é próximo", disse Daniel Tavares.

O professor de bicicross Gilmar Batista, que ensina jovens e organiza a realização de competições, lamentou a decisão. "Bateram o martelo, é muito dinheiro". Ele acrescentou que a pista de bike do Parque da Macaxeira está desativada.

Os quiosques da Rua do Futuro serão requalificados e passarão a ter abertura também para dentro do parque.

Parque Santana

Imagem de arquivo mostra o Parque Santana, na Zona Norte do Recife

Hesíodo Góes/Divulgação

Será construído um campo de futebol de dimensões oficiais;

A pista de skate será ampliada;

Será instalado um "pump track", que é um circuito para práticas sobre rodas (bicicleta, patinete e patins);

O parque passará a ter duas quadras de tênis e duas poliesportivas;

A Academia Recife será mantida, mas mudará de local;

Um "play molhado", semelhante à fonte do Parque da Tamarineira, também está programado.

"A ideia é ampliar a vocação esportiva do parque", afirmou Daniel Tavares.

Parque de Apipucos

É a menor das quatro áreas concedidas à iniciativa privada;

A novidade será um cinema a céu aberto, com exibições diárias e gratuitas. O telão ficará flutuante, montado numa estrutura na água. A intenção, segundo o diretor da Viva do Brasil, é aproveitar a "janela para o rio";

Um barco fará um trajeto integrado pelos parques da Jaqueira, Santana e de Apipucos.

Parque Dona Lindu

Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em imagem de arquivo

Reprodução/TV Globo

Árvores serão plantadas no local, pois o excesso de concreto é uma das principais críticas ao Parque Dona Lindu desde a inauguração do espaço, em 2011;

A caixa d'água receberá uma parede de escalada;

Uma quadra de tênis e um "play molhado" serão construídos;

A pista de skate bowl cederá espaço a um skate park, menos radical e mais acessível.

"Dos quatro [parques], é o que tem a maior vocação cultural. Nossa intenção é potencializar esse ativo", declarou o sócio e diretor comercial da empresa vencedora do leilão.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2025/03/07/gestao-de-quatro-parques-do-recife-passa-a-iniciativa-privada-pista-de-bicicross-na-jaqueira-da-espaco-a-dois-restaurantes.ghtml

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.