Sinto te informar.

Liquid é camada de passagem, os tais l-btcs ou l-sats, nem são btcs de verdade, são tokens pareados com o equivalente em btcs na custódia de terceiros. É tipo um btc embrulhado (wbtc, cbbtc, etc.)

Isso significa que você está sem custódia do mesmo jeito. Seria até melhor usar satoshis embrulhados em redes evm, como a Polygon, Optmism, Base, Arbitrum ou Gnosis, elas têm taxas mais baratas que a rede liquid e, no fundo, dá quase no mesmo ser em uma L2 do Bitcoin ou da Ethereum.

Isso me deu até uma ideia para mim mesmo, pois eu compro sats usando redes EVM, é melhor manter quantidades menores na rede Base da Ethereum do que usar bridge para passar para lightning e mandar para minha carteira lightning, dá muito trabalho fazer todos os passos. Sem contar que fica mais caro transformar os sats em moeda fiduciária se estiverem na rede lightning, caso eu precise.

E, para jogar os sats da evm para a rede lightning, é só usar a Coinbase ou a Ripio.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Resumindo, lightning é muito melhor. Você só usa nós de terceiros.

Se usar o protocolo submarine você nem passa seus sats para terceiros, fica em tua custódia até você decidir fazer um envio lightning. Por isso tem taxas mais altas, mas é custódia certa.

Então nesse sentido a Muun seria melhor?

...sim, e mais cara.

Então melhor eu deixar quieto por enquanto

Eu também não gosto da Liquid mas é simplesmente porque acho que não tem futuro, assim como a carteira Aqua.

Usar também Ethereum, sem chance, rs. Minha sugestão é ficar de olho no L2 da https://www.spark.money/, que foi lançado recentemente mas que ainda não tem nenhuma carteira lançada usando ela, mas em breve vai ter. Características interessantes da Spark:

1- Transações instantâneas e baratas.

2- Autocustódia sem precisar de inbound capacity

3- Saída unilateral (sem depender de ninguém) para o L1

Ah, e terá interoperabilidade com a Lightning por meio de submarine swaps.

Bom.

Liquid é centralizada e sujeita à censura e as L2 da Ethereum geralmente oferecem mais liberdade e economia. Só ver o que compensa mais no teu caso.

Como funciona essa saída unilateral?

Permitir sacar os Bitcoins para o L1 onchain em qualquer situação.

Ainda não entendi, como exatamente? Não dá pra simplesmente transformar Bitcoin Spark em Bitcoin Onchain, não faz sentido (ou talvez eu deva ir no site oficial e estudar)

A liquid por exemplo não permite a saída unilateral dos lbtc para btc, pois precisa da permissão da federação. Quando se fala de saída unilateral, é que ninguém, nenhuma entidade, enfim, ninguém pode te impedir de voltar os bitcoins da Spark para a rede onchain. O protocolo garantia a volta dos Bitcoins para a rede principal do Bitcoin.

*garante

Entendeu agora? a lightning por exemplo tem saída unilateral também, pois vc sempre pode voltar os Bitcoins para a rede principal, sem depender de ninguém.

Ah entendi, então Spark é parte rede e parte protocolo. Faz sentido agora, muito sentido

É um novo protocolo, assim como a lightning.

Entendi. Me parece um protocolo mais bem pensado

Foi pensado para melhorar uma questão da lightning, que é auto custódia facilitada, receber sats de forna não custodial sem precisar de capacidade de recebimento anterior.

*forma