A semana corresponde a uma fase da lua (1/4 do mês lunar). Ela vem do calendário lunar, não do solar.

Para os romanos, o ano civil começava em 1o de março. Portanto outubro era mês 8, etc... os meses de janeiro e fevereiro eram meses de inverno e não eram considerados parte do ano civil. Foi a igreja católica que trouxe o início do ano pra janeiro pra ser logo depois do natal. Mas aí os meses já estavam nomeados.

Os meses tinham sempre 30 e 31 dias, se alternando. Até que augusto resolveu criar um mês pra ele, mas aí agosto ia ter 30 dias e ficar menor que julho, o mês do antecessor dele, Júlio César. Pra não acontecer isso ele alterou a duração dos outros meses pra agosto ter 31. Daí dezembro tambem ficou com 31 e fevereiro que só tinha 29 pra poder ganhar 30 nos anos bissextos, ficou com 28.

O final de semana de 2 dias é culpa dos judeus de NY. Eles não trabalham no sábado enquanto os cristãos não trabalham no domingo. Os patrões então começaram a dar folga nos dois dias pra nao ficar confuso quem folgava quando.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu sabia mais ou menos, as explicações, mas quis confundir ela kk

Sabia da divisão por 4 na lua como divisão base das semanas, da bagunça histórica nos nomes e duração dos meses, mas não sabia dessa que foi em NY que surgiu esses dois ultimos dias como fim de semana.

Ainda assim acho a divisão do tempo bastante imprecisa e irregular no sentido da intuitividade e noção da coisa...

Por mim o ano teria 12 meses de 30 dias, com 5 semanas de 6 dias e uma semana extra como folga anual que poderia variar de 5 a 6 dias (bissexto). E o final de semana ser os dois ultimos dias da semana, sendo 1/3, assim como em média dormimos 1/3 do dia. E os dias do mês com nomes numéricos proporcionais.

Em relação às horas, sei que vem da medida angular, de grau, minuto e segundo. Mas, por mim, seriam 60h, 1h = 10min, 1min = 10s, etc... Pois 60 é divisível por 2, 3, 4, 5, 6, 10, 12, 15, 20 e 30, tornando até facil até de ser intuitivamente pensado em termos das outras medidas e na escala de 10.

Bem parecido com o calendário revolucionário frances e as "horas decimais" que eles tentaram. O calendário revolucionário usava referencias as estações do ano e ao clima nos nomes dos meses.

Só lembro de brumário por causa do 18 de brumário (golpe de estado de napoleão), e de Germinal por causa do livro homônimo do Emìle Zola.

Eu sei dele, mas para horas e tempos ciclicos os decimais são muito ruins, até porque dividimos o dia naturalmente em:

2 - Dia e noite,

3 - Dormir, trabalhar e folgar,

4 - Manhã, tarde, noite e madrugada,

5 - Fases aproximadas do metabolismo diário em quase de 5h em 5h: 1. sono profundo, 2. preparo para o dia, 3. pico de produtividade, 4. queda na produtividade, 5. descanço e sono leve. Fora que 5 é a base de contagem nos dedos.

2 . 3 . 2 . 5 = 60