Eu sabia mais ou menos, as explicações, mas quis confundir ela kk

Sabia da divisão por 4 na lua como divisão base das semanas, da bagunça histórica nos nomes e duração dos meses, mas não sabia dessa que foi em NY que surgiu esses dois ultimos dias como fim de semana.

Ainda assim acho a divisão do tempo bastante imprecisa e irregular no sentido da intuitividade e noção da coisa...

Por mim o ano teria 12 meses de 30 dias, com 5 semanas de 6 dias e uma semana extra como folga anual que poderia variar de 5 a 6 dias (bissexto). E o final de semana ser os dois ultimos dias da semana, sendo 1/3, assim como em média dormimos 1/3 do dia. E os dias do mês com nomes numéricos proporcionais.

Em relação às horas, sei que vem da medida angular, de grau, minuto e segundo. Mas, por mim, seriam 60h, 1h = 10min, 1min = 10s, etc... Pois 60 é divisível por 2, 3, 4, 5, 6, 10, 12, 15, 20 e 30, tornando até facil até de ser intuitivamente pensado em termos das outras medidas e na escala de 10.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Bem parecido com o calendário revolucionário frances e as "horas decimais" que eles tentaram. O calendário revolucionário usava referencias as estações do ano e ao clima nos nomes dos meses.

Só lembro de brumário por causa do 18 de brumário (golpe de estado de napoleão), e de Germinal por causa do livro homônimo do Emìle Zola.

Eu sei dele, mas para horas e tempos ciclicos os decimais são muito ruins, até porque dividimos o dia naturalmente em:

2 - Dia e noite,

3 - Dormir, trabalhar e folgar,

4 - Manhã, tarde, noite e madrugada,

5 - Fases aproximadas do metabolismo diário em quase de 5h em 5h: 1. sono profundo, 2. preparo para o dia, 3. pico de produtividade, 4. queda na produtividade, 5. descanço e sono leve. Fora que 5 é a base de contagem nos dedos.

2 . 3 . 2 . 5 = 60