Só um cristão fundamentalista diria que isso é uma heresia.

"Na Sagrada Escritura, Deus fala ao homem à maneira de dos homens. Para bem 8interpretar a Escritura é preciso, portanto, estar atento àquilo que os autores humanos quiseram realmente afirmar e àquilo que Deus quis manifestar pelas palavras deles.

Para descobrir a intenção dos autores sagrados, há que levar em conta as condições de sua época e de sua cultura, os 'gêneros literários' em uso naquele tempo, os modos, então correntes, de sentir falar e narrar. 'Pois a verdade é apresentada e expressa de maneiras diferentes nos textos que são, de vários modos, históricos ou proféticos ou poéticos ou, nos demais, de outros gêneros de expressão'." CIC, parág 109, 110

A Igreja Católica ensina 2 sentidos, o literal, que descreve realidades históricas - como fatos, ensinamentos e eventos - e o espiritual, que é a interpretação figurativa. Dentro do sentido espiritual, desmembram-se outros 3 tipos: sentido alegórico, sentido moral e sentido anagógico.

O alegórico faz conexão dos eventos do Antigo Testamento ao Novo, mostrando como aquelas coisas se revelam em Cristo; o moral mostra como os cristãos devem buscar a virtude e se afastarem dos vícios; o anagógico faz conexão do texto bíblico com as realidades celestes, nossa união final com Deus.

Nenhum desses sentidos me obrigam a interpretar a bíblia de forma que não seja religiosa, procurar bases científicas em um livro religioso é algo ridículo.

Deixo claro que **não estou lhe tentando convencer de que Deus exista ou que minha religião seja verdadeira***, estou mostrando que não é heresia coisíssima nenhuma da perspectiva da minha religião, se outra denominação pensa diferente problema é dela, eu não posso responder por aquilo em que não acredito.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Um cristão de verdade diria isso. Já que ele segue as escrituras sagradas e seus ensinamentos e não a dogmas inventado por homens.

Que conveniente isso, deus escreveu o livro com um monte de erro propositalmente, por que aqueles que ~escreveram~ receberam aquelas “palavras sagradas” eram burros como uma porta. Nunca tinha pensado por esse lado.

Quem é você para delimitar o que é um cristão de verdade ou não? Quem te constituiu juiz dentre nós? Você diz que a religião aprisiona mentes, porém mais me parece que você, com essa balela de "dogmas inventados por homens", quer proibir os cristão de crer naquilo que você acha que eles não deveriam crer com base nos seus preconceitos e desconhecimento. Sou livre, tanto quanto você, não vejo antagonismo nenhum em ciência e religião, são coisas distintas, com papéis distintos, você dizer que não posso crer por ser cristão não me fará fazer o contrário.

Se você não acha que algo deve ser interpretado com um sentido adequado para o que está lendo lido e que isso é pura desculpa para contornar esses suspostos erros que você está alegando sem prova alguma, leia uma receita médica de forma poética, um artigo científico de forma simbólica, e uma receita de bolos de forma científica.

Leia a as escrituras sagradas como escrituras sagradas, o resto é balela. É jeitinho que foi dado pra quem, assim como você, tem um certo ceticismo e tem medo de achar que tá errado e queimar eternamente.

Não tá lá escrito que deus fez o mundo fez o mundo em 6 dias? Pronto, eu não sou juíz, tá escrito. Quem é você pra interpretar o que deus quis dizer com isso, tá dito e ponto.

Muito conveniente você pegar o que lhe convém e colocar nos potinhos que te deixam confortável. “Aqui vou ler como ciência, a não, não tem um domo no céu, então é alegórico.” Aqui é ciência, a não, não tem como o sol ficar parado por dias, então é alegoria histórica.” Que vergonha.

Você nem mesmo é cristão, não tem nem sentido você querer impôr uma interpretação aos cristãos, você quer definir que a interpretação deva ser puramente literal por motivos completamente arbitrários. Não sou obrigado a ver dessa forma simplesmente porque você acha que é assim. Primeiro de tudo, prove que o texto bíblico deva ser interpretado somente de forma literal! Você só fica fazendo juízes de valor sem não ter a mínima ideia de quem eu sou, não consegue nem conceber que as minhas crenças possam ser, simplesmente, sinceras, e não baseadas em medo e conforto. Tudo que você fala são só construções mentais e preconceitos, você nunca nem tenta demonstrar o que está dizendo, só afirma. Afirmar até um papagaio consegue.

Papagaio só repete, igual você faz com os dogmas que te ensinam.

Essa é a graça da liberdade, eu não preciso seguir seu dogma pra pegar o livro e ver que ele foi feito por um povo e para um povo, se você se propõe a segui-lo faça direito. Não inventa diversas formas de interpretação por que pra você é desgostoso ler besteiras escritas por homens simples e dizer que foi deus que mandou escrever.

Se é pra seguir segue direto. O Gênesis é ou não um livro literal que descreve a criação do mundo? “Claro que é” diria um cristão de verdade. “Mas a ciência…” que mané ciência? Vocês tem o livro que o próprio criador deu pra vocês, quem é maluco de questionar isso? Sorte da gente que ele tá de férias, se fosse ali na época do êxodo ele já tinha mandado matar 90% da população global. Mandado por ele mesmo não matava ninguém, os caras jatavam dizia que foi Deus e escrevia no livro.