Que texto maravilhoso, concerteza vou ler esse livro.
Leia o livro do Viktor Frankl "Em Busca de Sentido". Em resumo ele diz que o sentido da vida é justamente o próprio ato de buscar um sentido, algo que só vc pode fazer, no tempo certo e nas condições certas.
O sentido da vida é algo individualizado e não existe fórmula pronta. Para o Viktor Frankl é um processo, como a montagem de um quebra-cabeça: o brinquedo só faz sentido enquanto vc o monta.
A tua mera existência pode ser o sentido da sua vida. Para vc e para as pessoas que te amam.
Para os cristãos, o sentido da vida é o amor e o sacrifício. São quase que inseparáveis.
Atletas que dedicam os melhores anos de sua vida para levar seus corpos a extremos que vão causar danos irreparáveis com a idade. Eles amam o desafio e a vitória sacrificam sua saúde por isto.
Mães grávidas que recusam tratamento que podem colocar a vida do filho em gestação em risco. Elas amam seus filhos a ponto de darem a vida por eles.
Cientistas e pesquisadores que dedicam tempo absurdo em trabalhos e pesquisas, deixando sua vida pessoal de lado. Eles amam o conhecimento sob prejuízo da sua vida pessoal.
Garimpeiros que trabalham em condições insalubres e perigosas para acumular ouro amam mais a riqueza que o próprio bem-estar.
Praticantes de pacú que saltam entre prédios amam mais a emoção que fala mais alto do que o instinto de preservação própria.
Ou mesmo situações banais, como um chefe de família que deixa de comprar algo para si para proporcionar algo melhor para os filhos e o faz com gosto e satisfação.
O Olavo escreveu um artigo sobre a obra do Viktor Frankl, bem curto e bem feito, vale a pena ler: https://olavodecarvalho.org/a-mensagem-de-viktor-frankl/
Discussion
Um dos grandes livros do Século XX.