As pessoas talvez não tenham noção de que pelo menos os pagamentos fiat entre diferentes moedas e países está prestes a sofrer uma grande disrupção, pois os pagamentos serão tão fáceis e rápidos como mandar um email, além de permitir vários novos casos de uso na Internet. Eu acredito que a briga para vencer essa disputa está entre duas empresas, a https://lightspark.com/ e a https://www.circle.com/pt-br/cpn. A primeira usa Bitcoin/Lightning e Nostr Wallet Connect como o ativo, rede e protocolo nas transações e a outra usa Stablecoin USDC e blockchains.

Eu espero e torço bastante para que a Lightspark vença essa disputa, pois ela está muito mais alinhada com o Bitcoin. Eles tem um parceiro grande que já está habilitando essas transações transfronteiriças de dinheiro fiat usando a liquidez do Bitcoin, que é o Nubank.

E também estão criando um L2 de Bitcoin bastante interessante que é a https://spark.info/.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Nubank e LSparks? Falta habilitar LN, não?

Não acredito que o Nubank irá habilitar lightning diretamente mas sim a Spark. A Spark permite ter o mesmo tipo de endereço onchain, o mesmo padrão, mas sendo as transações praticamente instantâneas e muito baratas.

Então toda carteira Bitcoin que tiver suporte a Spark, vai funcionar exatamente como o onchain, com o mesmo tipo de endereço. O usuário só vai perceber a diferença se enviar para uma carteira Bitcoin que não tenha suporte para a Spark.

Rede Líquida?

Não entendi.