eu sou um bitcoin maximalista, mas não um lightining maximalista

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

🤔hummm nao parecei pra pensar nisso🤔🤔🤔

to pensativo agora kkkkkkkk

Acho que podem haver soluções de segunda camada melhores

Eu também, gosto da Lightning mas ainda é muito experimental, na minha opinião o pior problema da Lightning é que é muito mais difícil ter autocustódia do que na rede ON-CHAIN de modo que as pessoas acabam usando carteiras custódiais e o pior de tudo, algumas de código fechado.

Na ON-CHAIN para ter autocustódia basta usar uma carteira como a Electrum, salvar as 12 palavras e tomar os cuidados básicos.

Na Lightning você precisa gerenciar canais, se quiser aumentar o limite precisa abrir mais canais, abrir com nodes honestos, problemas de liquidez, etc. Agora imagina tudo isso para pessoas leigas.

Exatamente!

E eu nem vejo problema em usar carteira custodial pra valores pequenos e pra grandea valores é melhor on chain, o problema tá no meio termo.

Meio termo são carteiras ligntning não custodiais ué, rs. Tem a Phoenix, Breez.

Acha melhor que usar a Liquid?

Eu gosto do conceito da Liquid, mas o grande problema é que ela é muito centralizada, isso é tão arriscado quanto usar uma carteira custódial. SideChains são interessantes mas de nada adianta se forem centralizadas.

Só apoiar o softfork da Drivechain, rs.

Tudo tem trade offs. Não existe solução perfeita.

São carteiras boas, inclusive eu uso elas, mas é preciso ter cuidado, na primeira vez que for receber o ideal é que pagamento seja grande para abrir um canal grande senão você vai pagar taxas várias vezes para abrir vários canais pequenos, não é uma coisa agradável para um comerciante começar a aceitar Bitcoin por exemplo, mas a Phoenix por exemplo apesar disso é bem fácil de usar.

Sim, é um tradeoff para quem deseja ter fundos na lightning de forma não custodial. Vai pagar por isso.

Sim o lado bom é que por mais que no início para facilitar eu recomende uma carteira custódial para os comerciantes, depois se ele se interessar mais pelo Bitcoin podera começar a usar essas carteiras autocustodiantes como a Phoenix.

Sim, ou usar essas custodiantes e quando tiver um valor considerável, transferir para a camada base do bitcoin.

No fundo, no fundo, a lightning não transaciona btc, transaciona um token que a gente espera ser convertido em btc em algum momento. A lightning é apenas uma solução que talvez nem seja a solução definitiva, mas isso não afeta em nada o Bitcoin propriamente dito.

Pra mim, a Lightning é uma solução temporária, que com certeza ajuda a aliviar a L1 e é uma alternativa melhor que BCash ou outra shitcoin. Mas acho que ainda vão encontrar uma solução melhor.

Também acho. Tenho um pé atrás com a lightning labs, mas por nada em especial.

To tentando usar mais satoshis e a rede Lightning pra fazer compras de produtos e serviços to inclusive incentivando comerciantes a aceitar.

Bitcoinizar o Brasil vai ser muito bom pra todos 😁