Replying to Avatar reiartur

> «A Uniswap, principal bolsa descentralizada da Ethereum, anunciou que irá lançar uma blockchain exclusiva para os serviços que oferece, a Unichain. Ou seja, segundo a equipe a nova rede que será uma segunda camada vai ser mais rápida, com mais liquidez e com serviços de ponta para traders.» – [BlockTrends](https://blocktrends.com.br/uniswap-anuncia-blockchain-propria-faz-sentido/)

É curioso o rumo que as criptos estão a evoluir (ou talvez não).

A Uniswap começou no Ethereum, depois foi para outros ecossistemas, posteriormente foi para as L2 do próprio Ethereum. Segundo o DefiLlama está presente em 25 _chains_, simplesmente absurdo, a liquidez está altamente fragmentada.

![image]()

![image]()

Esta fragmentação não é só na Uniswap ou DeFi, é em todo o mundo cripto, que está a tornar o mercado complexo, com liquidez diversa e dependentes de agentes centralizados.

> «Essa movimentação pode impactar negativamente a capitalização de mercado de redes L2 como Polygon, Arbitrum e Optimism, que atualmente são amplamente utilizadas por protocolos DeFi”, afirmou Bitelo.» – [BlockTrends](https://blocktrends.com.br/uniswap-anuncia-blockchain-propria-faz-sentido/)

A liquidez está constantemente a saltar de _chain_ para _chain_, em busca de novos _airdrops_.

> «Construído na Superchain, o Unichain oferecerá suporte à interoperabilidade nativa para transações cruzadas rápidas e seguras. Também suportará padrões como ERC-7683 para tornar a troca perfeita em todas as cadeias»

Aqui os Devs utilizam a palavra chave, **interoperabilidade**, esta enorme fragmentação só funciona devido a Bridges, são essenciais. Todo este ecossistema é muito centralizado.

Agora vou deixar duas perguntas para reflexão:

O que vai acontecer quando as Bridges forem obrigadas a cumprir com o _compliance_, como qualquer _exchange_?

O que vai acontecer ao DeFi quando o KYC for obrigatório?

Não é um questão de “se”, mas sim, quando, quando for o KYC for obrigatório, é inevitável, se estão a replicar o sistemas FIAT, terão que cumprir as regras desse sistema. Em ambos os casos, com o incumprimento, vão ter os mesmos problemas que hoje em dia os _mixers_ enfrentam. Tanto para quem cria, como para quem utiliza.

boas reflexões…

Perguntas de leigo:

1- Existe a possibilidade mesmo de Defi ser descentralizado, correto?

2- KYC seria para as Stablecoins centralizadas né?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Em teoria era possível, desde que chain e o ativos envolvidos sejam descentralizados.

Só que na prática isto não acontece:

1. Quase tudo gira à volta das stablecoins, que são centralizadas;

2. As chains são altamente centralizadas;

3. Para criar os smartcontract, utilizam frontend de empresas centralizadas;

4. Para assinar os smartcontract, utilizam wallets com dependência de empresas "service provider", como a Infura.

Existe demasiadas empresas centralizadas envolvidas, facilmente os governos conseguem exercer poder. Apenas uma minoria das pessoas terá conhecimentos e capacidades técnicas para criar e registar smartcontract sem ajudas de terceiros.

A médio prazo, a BlockRock e outros bancos tradicionais vão ter as suas chains para o DeFi, onde vão cumprir as legislação.

Um bom exemplo é o Drex, no Brasil, será uma chain oficial, será utilizada pelas empresas do sistema bancário regulado, vão aí registrar os smartcontract.

É claro que não vão querer a existência de uma concorrência desleal/descentralizada, os governos, sobretudo da Europa e EUA, vão cair em cima do setor.

Além do KYC, os governos vão querer coisas que hoje em dia é impensável como Kill-Switch, isto é tudo menos DeFi.

https://www.coindesk.com/policy/2023/06/28/eus-controversial-smart-contract-kill-switch-rules-finalized-by-negotiators/

Eu acredito que a obrigatoriedade do KYC será para todo o setor do DeFi, incluindo as Stablecoins.

Certo, talvez no modelo atual realmente existam muitos pontos falhos/centralizantes. Eu acho que a ideia de Drivechains era justamente permitir criar chains de apps específicos Defi ou qualquer outra coisa. Além disso, poderíamos ter de fato stablecoins algorítmicas hipercolaterizadas em Bitcoin.

Sim, em teoria é possível. O problema está, se os governos tornarem proibido o DeFi descentralizado, a pouca gente vai utilizar, porque todos os sats que utilizares nesses sistemas vão ficar "marcados", ficará sempre limitado no p2p, nunca poderá enviar para Exchanges ou outros serviços. Será uma situação similar ao Mixers.

Como dá deu para ver, eu não gosto muito deste modelo de DeFi, infelizmente as sidechain do bitcoin estão a seguir o mesmo modelo.