Já te respondi de maneira mais rápida agora vamos aos detalhes para ficar claro e já começo te corrigindo no básico: libertários não têm representantes.

Isso faz parte da filosofia — rejeitamos autoridade política e hierarquia compulsória. Então ninguém “representa” os libertários, nem Rothbard, nem eu, nem você. O Murray Rothbard, a quem você diz representar, não “criou” o libertarianismo. Ele sistematizou ideias que já existiam desde Tucker, Spooner, Spencer, Mises e outros. Foi uma referência intelectual, não um “líder” ou “porta-voz”. Confundir influência com representação é um erro conceitual.

Sobre Israel, você misturou alguns fatos históricos com propaganda política, mas sim houve presença socialista no início do sionismo trabalhista, da mesma forma que existiam capitalistas industriais, anarquistas, libertários, etc... os kibbutzim eram anarquistas coletivistas; haviam muitos líderes eram seculares e outros eram religiosos; Mas reduzir toda a história de Israel a “comunistas ateus que roubaram território” é simplesmente falso.

A própria ONU propôs a partilha em 1947, os judeus aceitaram e os países árabes declararam guerra. Depois disso, todos os conflitos subsequentes envolveram guerras provocadas ou ampliadas por coalizões árabes. Chamar isso de “roubo” apaga 75 anos de história real, complexa e documentada.

Se quiser conversar seriamente sobre teoria libertária, história do Oriente Médio ou política, estou aqui. Se for pra baixar o nível com insulto pessoal, aí realmente não tem debate só barulho e isso é coisa de comuna, e eu não gosto mesmo de levar para este lado.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Israel foi fundado por comunistas e segue socialista até hoje.

https://rothbardbrasil.com/socialismo-ao-estilo-israelense/

Fazer uma bandeira de Israel no computador justifica muito não é? Kkk. Como eu disse antes, e você não leu, Ben Israel é um povo, antes de ser um estado, e no meio deste povo tem de tudo, mas uma coisa você pode ter certeza, ou você acha que no Brasil só tem gente de direita? O Brasil está cheio de esquerdistas e nem por isso vou odiar o meu Brasil por causa dos esquerdistas, nem os pseudos libertários socialistas ou ex-comunistas como você.

Claro que alguns israelenses se salvam, mas só uma pequena minoria. A sociedade israelense é majoritariamente formada por defensores do roubo, do estupro e do genocídio. Isso pq o judaísmo é um culto supremacista.

https://rothbardbrasil.com/a-sociedade-israelense-e-tao-doentia-quanto-o-governo-de-israel-e-isso-nao-e-uma-generalizacao/

É obvio que os arabes não aceitaram a sugestão de partilha de seu território feita por um órgão burocrático supranacional;

Em 1945, o governo do mandato britânico pesquisou a propriedade da terra na Palestina e descobriu que os judeus possuíam 5,67% do total da terra, enquanto muçulmanos, cristãos e outras denominações possuíam 48,31% da terra. Os 46,02% restantes eram terras públicas, principalmente no deserto escassamente habitado no sul, a maior parte das quais pertencia de fato aos beduínos que ali pastoreiam. Entre as terras privadas, apenas 10,5% pertenciam a judeus, enquanto 89,5% pertenciam a não-judeus. Não havia um único distrito na Palestina em que os judeus possuíssem a maior parte da terra, como esta ilustração deixa claro.

Você não está falando com nenhum goi burro aqui. Eu conheço os fatos históricos deste estado de terroristas e ladrões.

Primeiro que essa expressão “goy” completada com “burro” eu jamais usaria, mesmo porque a palavra “goy” significa “povo” ou “nação” então como você é uma pessoa, não caberia, já o animal, você que está dizendo. Do resto, mais uma vez você comprova sua filiação comunista, afinal de contas, este texto eu já ouço falar desde que existe internet. E só para você saber, vivemos muito bem com os árabes aqui, nesta semana vou a um casamento árabe; logo o problema não é o povo nem a religião, e sim os ideólogos esquerdistas que criam essa falsa guerra, essa mesma que você defende aqui.

Claro, tudo invenção de esquerdista de uma falsa guerra!

Depois de ver o seu perfil, eu notei o que já estava óbvio, você é um comunista, rezando a cartilha comunista, disfarçado de libertário. Então não responderei mais você.

É mesmo? Que pena. Pode voltar pros seus afazeres normais na internet…