Tomara que dê certo essa distro aí.
Discussion
Eu já instalei Alpine com LXQt num chromebookzinho igualzinho ao meu, mas que era da minha mulher. Pedi para ela ir testando e usando. Ela está adorando... mas ela tem um uso doméstico, né? Basicamente, usa o navegador, Spotify, WhatsApp, Telegram, etc... essas coisas que todo mundo usa. Então, tudo o que fiz foi instalar isso, colocar um teminha mais ou menos bonitinho de LXQt para ela se sentir bem e pronto.
O sistema levanta com esse ~130MiB aí ela relatou que não há qualquer travamento, engasgo ou qualquer impeditivo. Ela também relatou que a bateria está durando umas 5h usando liberalmente, o que antes era umas 3h. Eu fiz um script que registra em um log sempre que o sistema ocupa 100MiB de RAM e deixo de pé como um servido no systemd dela. De vez enquanto eu vou lá ver e o que mais registrou foi 1.7 GiB, apenas uma vez. A média vai entre 700MiB e 1GiB.
Eu uso Ubuntu com LXQt. Acho que LXDE consumiria menos recursos ainda. Se você usasse Moksha, então...
Sobre meu Ubuntu, ele trava de vez em quando, mas eu também abuso com vários apps pesasos e várias páginas abertas no navegador.
LXDE consumiria ainda menos, por que usa o antigo GTK2 ao invés de Qt. Mas ele foi descontinuado e o seu sucessor é o LXQt, até onde eu sei da treta, pois toda a equipe interrompeu o trabalho nele e iniciou o LXQt... já deve ter uns 10 anos, senão mais. Eu sei que de vez enquanto alguém coloca algum tijolinho de maneira independente no LXDE, mas eu o considero um projeto moriumbundo desde que isso ocorreu. Por causa disso, eu acho meio perigoso ficar usando ele ainda mais por que ele é construído sobre esse queijo suiço em monolito chamado X11, que insiste a ainda existir em 2025.