Uma das coisas que mais quero ver aqui no nostr é hospedagem de sites estáticos e dinâmicos de forma descentralizada, mas nao vejo muitos indo nesse sentido. Já vi uns projetos interessantes, como

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Enviei sem terminar de escrever :akkofire_sm:

Agora eu esqueci o resto do texto :kris_silence:

O nostr:npub17n4cuc4d6y6qh89dekvxrenfkt5s0n49xns00uavjaxpr36c55dq87fyh9 não é um site estático? Como seria para hospedarmos ele de forma descentralizada ou rodar localmente de forma fácil?

Nop, Jumble não é estático.

Na verdade nenhum client nostr consegue ser estático.

Cliente nostr que não faz passar raiva, nem uso. 😇

Usuários de Amethyst be like:

Se passa raiva, é bom. Se é "Nossa, que fluido, maravilha..." é lixe 🦧

Oh no, invoquei a macaquice

Sai do fake, Lorena🐀

Some emotion is needed, y'know 😎

#Amethystpill

Masoquismo

Total.

Masoquismo gostoso, quem usa Jumble é bete🦧

O que seria ser estático?

Não é estático.

Sério? Sempre achei que fosse.

Estático é com html e css puro. A dificuldade de hospedar sites dinâmicos em relays nostr acontece porque relays não rodam código, eles foram feitos para serem "burros". Além disso, seria arriscado, alguém poderia colocar um script malicioso e isso seria distribuído em vários relays. Vi um projeto que tentava resolver isso, o relay só armazenaria o javascript, o navegador seria quem executa.

When you request jumble.social, it only serves JavaScript, HTML, and CSS files. The data comes from relays around the world, and all that fetching happens on the user’s device. I’d say it’s reasonable to call it a static site. Even if you don’t fully agree with that definition, the fact that it’s easy to deploy is undeniable.

Pensei que estático tivesse a ver com não ter banco de dados.

A definição de site estático tem mais a ver com o fato de o site possuir ou não alguma lógica para exibir os dados.

Se os dados são fixos, ou seja, é preciso editar diretamente o HTML para alterá-los, então o site é considerado estático.

Aí começam as complicações. O Nostr, por si só, tem limitações que impedem a possibilidade de hospedar um site puramente dentro dele. Até mesmo as mídias que enviamos por aqui acabam sendo armazenadas em serviços externos, fora das relays padrão.

O que mais chegou perto de oferecer algo como uma “hospedagem descentralizada” de páginas estáticas foi o projeto IPFS, mas até hoje ele ainda se mostra bem instável para esse tipo de uso. Essa é uma área em que, infelizmente, ainda não temos uma solução...

Ainda tenho esperança, ou pelo menos desejo, que dê certo. Acho que a ideia de somente armazenar html/css/js e a execução ser totalmente do navegador seria uma boa solução, poderíamos ter relays especializados, assim como hoje temos Blossom.