Eu não acho isto algo bom, mas é só abrir os olhos e a gente vê o fenômeno da centralização reemergindo quase em tempo real aqui no Nostr (embora a rede seja muito pequena ainda), e ainda mais claramente no Bitcoin (tema polêmico, por aqui, sei, mas os ETFs de Bitcoin não estão surgindo por nada).

Por que volta a centralização? Ao menos dois motivos mais óbvios (provavelmente outros): surgimento de nós centrais (hubs) + conexão preferencial nas redes de interação social, trazendo centralização de poder e grana, e vice-versa.

O protocolo do Nostr ajuda um pouco, diminui um pouco a centralização (centralização vem em graus), mas não basta e, claro, não temos nenhuma solução política plausível semelhante à vista. Talvez venhamos a descobrir instituições políticas mais efetivas para diminuir ou atenuar este problema do excesso de poder concentrado em poucas mãos, mas por enquanto o modelo que conhecemos pra enfrentar isto é a democracia liberal, e não vejo nenhuma alternativa à vista.

Ah, e não acho, claro, que a democracia liberal esteja bem das pernas.

---

Falei um pouco disto aqui, sobre a originalidade da resposta do Nostr, e uma conexão (muito indireta e implícita com o problema político):

nostr:note13fvufqecqyz9nsazwjk8vrc4hdn3epdhslkhu74qel4qltjjv0zs9heplr

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

ETFs de Bitcoin não surgem a toa, é um golpe, com pessoas querendo se aproveitar. A ideia do Bitcoin é ser um dinheiro perfeito, uma reserva de valor sua e inconfiscável. Se não está na sua carteira, nem você possui as chaves, não é seu, isso vale até para segunda camada.

E grandes HUBs se tornam cada vez mais inviáveis, mesmo na aviação, onde quem aposta em aviões gigantes de 2 andares para utilizar somente entra grandes capitais, perde para quem tem 2 aviões menores e mais eficientes com mais versatilidade de horário e pistas.