Existe uma questão interessante:

Mesmo que uma pessoa use o Nostr, se o judiciário determinar que essa pessoa pare de postar e ela desobedecer, será multada, logo essa pessoa provavelmente irá parar de postar. Vc pode argumentar que é só a pessoa colocar todo o patrimônio em bitcoin, mas aí pode vir uma ordem de prisão para prender a pessoa por desobediência de ordem judicial. Então me parece que Nostr resolve só um aspecto dessa questão, que é a liberdade contra a censura de plataformas, mas contra a opressão do governo, me parece ineficaz.

Aí só sobra uma solução, que é sair do país, como alguns fizeram.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Isso, a ideia é essa mesma.

Hoje a gente tem uma ferramenta, um dinheiro de verdade, que nos permite fugir.

Se for deixar em real, o governo confisca, e como você foge?

A questão principal é:

As pessoas influentes digitais devem parar de linkar uma identidade real com a identidade virtual. Tem vários perfis "anônimos" que conseguem passar um discurso, e serem populares. E eu acho que esse será o caminho.

A questão é que no Nostr os perfis podem ser facilmente monitorados. Tem umas coisas de relay Tor, mas não sei como anda isso e se dificultaria o acesso pelas pessoas comuns.

Não sei se pode ser monitorado, mas certamente a essa altura sequer é relevante pra isso acontecer. Acho que se chegar mais gente, é possível que desenvolvam recursos ainda mais avançados de anonimato...

A solução pra isso é o anonimato, vpn + tor e manda bala falando as verdades que devem ser ditas, o Estado não poderá punir aquele cujo ele desconhece, poderia rastrear e etc, porém convenhamos: o Estado não faz isso com traficantes de drogas, se passar a fazer com palpiteiros livres na internet não é uma surpresa, entretanto vai estar muito aquém e manterá a média da ineficácia, conforme é da natureza de nossas forças públicas responsáveis pela segurança, qual não conclui mais de 60% das investigações que inicia. Eu boto nome, foto minha, sobrenome e etc., mas quando o cerco apertar abandono essa conta e vou pra conta anônima em um pulo.

É, eu acho que o Estado não se importa muito com o discurso, desde que os representantes desse discurso não entrem no poder. Como sabemos, eles não se importam com representatividade.

Eu tenho a impressão que um perfil anônimo nunca irá conseguir cativar as massas, pois as pessoas precisam de um rosto/voz para se identificar.

Então na minha opinião, a liberdade de expressão está garantida de forma desorganizada na sociedade. Cabem as pessoas amadurecerem para absorver esse conteúdo de forma textual.

*Como sabemos, eles não se importam com a opinião do povo.

Vc acha por exemplo que o Renato trezoitão seria o "sucesso" que hoje ele é se a comunicação dele fosse somente por texto?

Eu acho que as pessoas em um primeiro momento assistiam por achar engraçado a forma dele se comunicar, para só depois começar de fato a absorver o conteúdo que ele passa. Então a gente percebe como é importante ter uma voz/rosto por trás de um discurso para que a mensagem seja aceita e propagada.