De Gabriel Teodósio:
''O Brasil é um país negro e feito por negros! Nós que construímos esse país às custas do trabalho escravo feito pelo homem Branco. Sem nós não haveria Brasil! Nada mais justo do que haver reparações históricas ao nosso trabalho (traduz-se em cotas)!''
Coisas trazidas pelos europeus: carnaval; festa junina; manga; arroz; galinha; banana; trigo; café; pimenta; milho; morango; mandioca; tomate; feijão; laranja; maçã; açúcar; melância; engenho; palmeiras; vacas; plantações e agricultura de exportação; indústria; estado moderno; automóveis; aviões (Santos Drummond era franco-brasileiro); arquitetura e engenharia; naus e embarcações; portos; catolicismo; a língua que você está lendo esse post; feijoada (sim, prato europeu, não de escravos); leis e constituição; piano, flauta, violão e todos os instrumentos musicais; cães, gatos e animais domésticos; cavalos; charretes; estradas pavimentadas; armas; utensílios domésticos e de higiene... enfim, tudo que compõe o que há de importante na civilização e no dia a dia.
Coisas trazidas por negros ao Brasil: candomblé; umbanda (africanização do cristianismo, como o Voodu); samba; berimbau e agogô; vatapá e acarajé.