'De Corpo Fechado', Salgueiro promete inovações no desfile: Projeções, porta-bandeira e mestre-sala no último carro e Viviane Araújo 'animatronic'

A escola apresenta o tema da proteção e da fé e mergulhará nos rituais de proteção de diversas culturas, incluindo crenças africanas, práticas indígenas e elementos da cultura popular carioca. O Salgueiro também deve inovar com projeções na pista e na comissão de frente, entre outras novidades. Enredo e Samba: Salgueiro aposta em fé e proteção com enredo sobre magia e encantamento para o Carnaval 2025

O Acadêmicos do Salgueiro promete apresentar um espetáculo inovador e emocionante durante seu desfile nesta segunda-feira (3) de carnaval. A Vermelho e Branco da Tijuca vai explorar elementos que, segundo integrantes da escola, nunca foram vistos na avenida.

Entre as novidades previstas estão projeções na pista e na comissão de frente, o casal de mestre-sala e porta-bandeira fechando o desfile no último carro e a rainha de bateria Viviane Araújo com uma fantasia 'animatronic', na pegada cosplay.

Com um enredo que fala sobre a proteção e a fé, sob o título "Salgueiro de Corpo Fechado", a escola mergulhará nos rituais de proteção de diversas culturas, incluindo crenças africanas, práticas indígenas e elementos da cultura popular carioca.

Segundo o carnavalesco Jorge Silveira, o Salgueiro vai fazer um desfile 'bem macumbeiro'.

"Esse ano o Salgueiro vai levar para Avenida um enredo de forte identidade com a própria história da escola. A gente vai contar a trajetória, a história cultural dos cerimoniais de fechamento de corpo".

"Na verdade, é o próprio Salgueiro buscando na história referências para fechar o seu próprio corpo. A gente se prepara para atravessar a maior das encruzilhadas do sambista que é a Marquês de Sapucaí", explicou Silveira.

Projeções são ponto alto

A principal aposta do Salgueiro para esse desfile será a utilizações de projeções na avenida. A escola promete usar e abusar do jogo de luz da Marques de Sapucaí para "aplicar" o pavilhão da escola em alguns momentos do desfile.

Que enredo é esse? Carnavalescos explicam ao g1 como pretendem expor seus temas na Avenida

Segundo integrantes da Vermelho e Branco da Tijuca, essa tecnologia nunca foi utilizada. As projeções devem acontecer em momentos estratégicos do desfile.

Um desses momentos será na comissão de frente. O grupo pretende surpreender o público e os jurados em vários pontos da apresentação, com o pavilhão da escola se misturando a elementos físicos.

Mestre-sala e porta bandeira

Outro destaque da noite deve ficar por conta do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola. Sdiclei e Marcella Alves farão sua apresentação para abrir o desfile, como de hábito.

Primeiro casal de porta-bandeira e mestre-sala do Salgueiro no desfile de 2020

Alexandre Durão/G1

Contudo, outra surpresa deve marcar o encerramento do desfile. O carnavalesco Jorge Silveira promete voltar com o casal de mestre-sala e porta-bandeira no último carro, em uma posição de destaque e um figurino especial.

Viviane Araújo 'animatronic'

No cargo há 17 anos, a atriz Viviane Araújo é a rainha de bateria mais longeva do Grupo Especial. E esse ano ela deve seguir inovando na avenida.

Viviane Araujo desfila no Salgueiro imagem de arquivo)

REUTERS/Ricardo Moraes

A aposta do Salgueiro para sua rainha é em sua fantasia. Segundo fontes da escola, Viviane virá 'numa pegada animatronic e cosplay', com um figurino que trará novas possibilidades de movimentação.

E nem com essa roupagem robótica, a “rainha das rainhas” pretende deixar de lado o samba no pé.

Carro com a ‘escadaria Selarón’

A ideia do Salgueiro esse ano é fazer um desfile de tirar o folego e para isso a escola quer vir vibrante e forte em todas as suas alas e alegorias.

Para fechar a apresentação dessa forma, o último carro, que homenageia malandros e pombagiras, também vai mostrar um detalhe interessante. A alegoria virá com 75 azulejos confeccionados para fazer referência a consagrada Escadaria Selarón, na Lapa, reduto da malandragem.

g1 no carnaval 2025: conheça o enredo do Salgueiro

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2025/noticia/2025/03/04/de-corpo-fechado-salgueiro-promete-inovacoes-no-desfile-projecoes-porta-bandeira-e-mestre-sala-no-ultimo-carro-e-viviane-araujo-animatronic.ghtml

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.