Concordo com tudo que vc disse, no máximo de cultura que nós tivemos, já foi apagada, que foi no período de 1808 a 1889 quando a família imperial de Portugal e depois a do Brasil regiam o Brasil junto coma igreja, mas após a república meio, que tudo ficou a Deus dará, depois o Getúlio quis fazer uma identidade nacional, alá Reino da Itália e República de Weimar, mas no fim não deu tanto certo apenas a parte do estado ser seu pai, e o imaginário popular querer sempre um político " pai dos pobres" pra se resolver os problemas, sem falar que não temos uma elite com cultura, não atoa a cultura do funk, tomou conta praticamente de todas as classes do Brasil, é complicado demais esse país
Discussion
Não sou um grande defensor da monarquia, mas o Brasil claramente não nasceu pra ser república, o povo brasileiro carece de uma figura central que comande o país, e cá pra nós, entre um monarca que é preparado desde o berço para chefiar uma nação e um psicopata qualquer que ascende ao poder via golpe de estado, eu sou muito mais o monarca.
O Vargas foi isso, foi essa falta que o povo sentia de uma figura que centralizava a autoridade em si. A única coisa que a república deixou de "bom", foi a constituição de 1891, que é em suma, a constituição americana com algumas modificações. A constituição era descentralizadora e dava mais poder aos estados.
Essa pauta foi sequestrada pelos republicanos, a monarquia já estava a caminho da descentralização, mas a república sacrificou o futuro do país criando esse fenômeno do culto a personalidade que apenas um completo facínora como o Vargas poderia incorporar, e destruindo a centralização, com o poder central inquestionável que apenas a república poderia oferecer.
Sem ser monarquista, mas a república fez muito mal pro Brasil.
A cultura brasileira vem de uma figura central, somos filhos de Portugal aonde se teve Reis, depois o Brasil independente tinha um imperador, eu acho a monarquia do Brasil um sistema de governo bom, pois são 4 poderes, com a descentralização e seria um sistema muito melhor, além que o imperador é desde pequeno treinado para regir a nação
e concordo com vc em tudo isso, a melhor coisa que a república fez foi a constituição de 1891 que era a mais verdadeira face do federalismo, mas os militares atrapalharam essa continuidade, se vc parar pra pensar até 1980 praticamente todas as merdas que atrasaram o Brasil foram os milicos que fizeram, a república foi os milicos, mas blz fizeram uma constituição boa mas depois, revolta tenentista, depois colocaram os vargas lá seguraram ele por 15 depois o deporam fazendo o Brasil perde 15 anos de atraso econômico, e aí não se passaram nem 20 anos deram outro golpe constitucional que apesar de ter crescido um pouco de 70 a década de 80 foi totalmente perdida, para min o Brasil só funcionaria se a república fosse igual a dos Estados Unidos, bi partidária com as liberdades que a constituição dele prevêm, ou uma monarquia com a atualização da constituição do império do Brasil para os tempos modernos, fora isso, o Brasil deveria não existir mais, cada estado virar um país e pronto
Solução simples, isso deveria ter sido feito lá depois da queda do Vargas: Transformar o Brasil em uma confederação. O governo federal só teria uma única casa legislativa, sem judiciário federal, o presidente seria um cargo cerimonial além de representar o Brasil no exterior e nada além disso, os estados seriam independentes, porém pertencentes a confederação. A única coisa que uniria a confederação seria uma guerra, coisa que dificilmente aconteceria.
Não tinha pensando nessa possibilidade mas uma confederação seria uma boa tbem, a forma q o Brasil é composto de uma psedo federação morreu, agora é ver o q será do futuro desse " país"
Um sistema diretorial confederado é a melhor alternativa para países grandes e com tanto regionalismo como o Brasil, consegue ser ainda mais descentralizado do que o federal.
A Suíça é uma confederação, cada cantão do país tem autonomia pra votar ou rejeitar leis, a própria população pode se organizar pra fazer isso sem depender de políticos, além de que as eleições pra presidente acontecem todos os anos, o presidente é apenas um administrador e representante do país no estrangeiro, sem poder de fato.
Se o Brasil fosse por esse caminho, não tenho dúvida que em 10 ou a15 anos, seria o país mais próspero das américas, talvez um dos mais prósperos do mundo.
Não é impossível, apenas muito muito muito difícil. Mas pra isso, as pessoas precisam começar a entender que os políticos não devem ter poder algum, quanto menos poder os políticos tiverem, melhor vai ser pra população. Uma parcela significativa da direita já entendeu isso, já convencer os esquerdistas dessa ideia vai ser muito mais difícil. Passaram por tanta coisa na ditadura militar e não aprenderam nada.