Nós estamos nos tornando extremamente dependentes da tecnologia pra fazer qualquer coisa.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Sempre dependemos de tecnologia. Para fazer sapatos, roupas, comunicações, deslocamentos, etc.

O problema atual é a centralização e cartelização das tecnologias.

Pior: a junção dos cartéis com os governos numa economia de tecnofascista.

O problema é maior que isso, as tecnologias atuais dependem também de cada vez mais fatores para ser mantida e produzida, todo mundo está dependendo cada vez mais de todo mundo e isso está se tornando cada vez mais instável, pois nem sempre há como substituir algumas etapas ou pessoas muito especializadas.

Vimos isso com os circuitos integrados na época da pandemia. Poucas fábricas no mundo detém a tecnologia. E criar novas fábricas

demanda vários anos e pessoas muito especializadas.

Já nos tornamos, se acontecer um blackout global, o mundo praticamente acaba. Tudo ao nosso redor é tecnologia.

A energia deveria ser descentralizada.

Explique melhor sua sugestão.

Não se resume somente a isso, mas da quantidade coisas nós dependemos que funcione para termos as tecnologias atuais

nostr:nevent1qqsdje4ccljmu58pvg84nfyx67ytaae85sltm0nvs8qserfyhyek7gcpz4mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wchsyg99aez8269zxu3zd4j8qya92fg7437ax745pqz22ys6v08zef65qypsgqqqqqqsaxxlva

Em geral isso é bom

Dependência nunca é bom...

Se as pessoas dependem de poucos fatores para fazerem o que precisam, se esses fatores acabam, elas não conseguem fazer mais nada.

Basta uma pane elétrica, uma parada dos caminhoneiros, um 'fique em casa', a quebra de setores tecnológicos muito especializados e sem concorrentes, uma guerra mundial e etc, para mostrar o quanto frágil é depender tanto da tecnologia.

Corrigindo: ter cada vez mais tecnologias para usufruir tende a ser bom para qualidade de vida. Porém é necessário sim estar preparado para caso essa tecnologia não esteja disponível a atividade possa continuar com alternativas parecidas ou mais rudimentares. Sobrevivencialistas sabem bem do que falo.