Estava pensando em propor um padrĂŁo simples de login no Nostr.

Quando vocĂȘ importar a sua nsec ela ser importada criptografada com uma senha que o usuĂĄrio digital e quando fazer login ele inserir a nsec criptografada e a senha.

Isso reduz alguns riscos ao usuårio transportar a nsec, copiar e colar etc. Também tem o caso em que clientes de navegador guardam a nsec em texto aberto no localstorage o risco também seria reduzido nessas aplicaçÔes também e tudo mais.

Imagino que esse padrĂŁo simples reduz inĂșmeros riscos, se vocĂȘ comprometer a sua nsec ainda sim precisarĂŁo da sua senha para roubar sua conta.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

EntĂŁo... Isso jĂĄ existe e a minha prĂłpria nsec Ă© criptografada

Me refiro a padronizar isso no protocolo, login com nsec criptografada e senha etc, não é uma mudança no protocolo, somente um padrão a ser seguido.

Ah entendi, seria uma nova NIP entĂŁo?

Sim, hoje vocĂȘ tem a opção de obter sua nsec criptografada com uma senha que vocĂȘ digita e transporta-la assim. Basicamente sĂł colocar isso em um nip, assim vocĂȘ nunca lida com a nsec em texto aberto e sempre que for fazer login em um cliente coloca a nsec e senha.

Nip-49?

Esse nip seria referĂȘncia para um nip que padronizaria o login.

O nip 49 define como criptografar e como descriptografar etc. Oque eu me refiro Ă© definir os padrĂ”es de login, por exemplo, a ABNT existe para definir padrĂ”es industriais para reduzir a confusĂŁo de empresas que criam os mesmos produtos com especificaçÔes diferentes e etc. No caso oque me refiro Ă© apenas definir um padrĂŁo de login entre clientes. Onde vocĂȘ nunca lida com a nsec diretamente, somente com a nsec criptografada, e realiza login com nsec e senha, tipo e-mail e senha.

Assim reduz inĂșmeros riscos de expor a nsec e ainda faz alusĂŁo a formas de login jĂĄ utilizadas hoje em qualquer plataforma.

O problema é, como vai assinar as notas sem expor a nsec para o app? Teria q usar o password em qqr ação...

NĂŁo, ao fazer login vocĂȘ forneceria a nsec criptografada e a senha, internamente o app lida com a sua chave privada.

Esse padrĂŁo serviria mais para a segurança no transporte pessoal da sua nsec saca? Quando vocĂȘ copia e cola, quando vocĂȘ salva em algum lugar etc.

Quando vocĂȘ insere a nsec criptografada no app ele jĂĄ dscriptografa com a sua senha e salva localmente com outra criptografia, aĂ­ pode utilizar para assinar eventos e tudo mais.

É só definir um padrão de login mais seguro.

Me avise quando encontrar uma solução!

Eu apenas memorizei as minhas Nsec's, e recomendo, a dependĂȘncia de dispositivos se torna 0.

Se alguém não quiser fazer isso, pode gerar a Ncryptsec pelo Amethyst, mas não conheço outro cliente que aceite ela.

Tu literalmente memorizou a Nsec ou gerou algum tipo de mnemĂŽnico?

Memorizei a Nsec literalmente, sei cada letra e nĂșmero da Nsec dessa minha conta e da de Backup.

Puta merda, meus parabĂ©ns 👏

Eu sĂł memorizei uma chave privada, de uma Wallet de emergĂȘncia que tenho kkk

Imagino que tenha que exercitar as vezes para nĂŁo esquecer?

Trampo da porra, mas parabéns!

Droga! Me veio um palavrão a mente, quando li isso, Lorena. 😅

De qualquer forma, parabéns. Não sei se é normal uma memória assim, mas de qualquer forma, me lembrei desse filme:

Para bens!

Seria algo como o passkey?

Não, pensei em algo bem mais simples, continua como estå hoje, logando com a nsec, porém, para não transportar a nsec em texto aberto, usando a nsec criptografada com senha, daí para ligar em um cliente coloca a nsec criptografada e a senha.

Passkey seria simplesmente sensacional, mas presumo que nĂŁo seja possĂ­vel ou prĂĄtico. Com passkey vocĂȘ nĂŁo fornece a chave privada somente assina uma informação qualquer para confirmar que Ă© dono de tal chave pĂșblica(no caso do Nostr dono da conta). PorĂ©m, sempre que vocĂȘ reage a um post, posta uma nota ou interage de qualquer maneira no Nostr, o cliente precisa assinar tal evento com a chave privada, entĂŁo vocĂȘ precisa necessariamente fornecer a sua nsec ao cliente.

Sim. A ideia do idiota assemelha-se a uma espécie de preenchimento automåtico dos gerenciadores de senha. Algo realmente bem inovador e revolucionårio.

É muito raro ver alguĂ©m que entende doque estĂĄ falando chegar chamando os outros de idiota, e a sua comparação com preenchimento automĂĄtico jĂĄ me mostra que continua valendo kkkk

Busque discussĂ”es que vocĂȘ entende meu jovem, essa conversa aqui nĂŁo Ă© pra vocĂȘ. Deve ter algum lugar aqui no Nostr que neandertais como vocĂȘ possam xingar uns aos outros sem motivo.

Eu que lhe digo isso. Fale sobre Ludwig von Mises, nĂŁo sobre cĂłdigo tampouco nsecs. AliĂĄs, "do que" escreve-se separado, nĂŁo junto.

Sim isso mesmo vou falar sĂł sobre oque vocĂȘ recomenda que eu fale, vlw.

Não distorça minhas palavras. Fale sobre o que bem quiser, desde que saiba sobre o que estå falando.

Parabéns pela "ideia" idiota. Com extensÔes. quem "copia e cola" nscec, cara pålida?

E nos clientes mobile, vocĂȘ jĂĄ estĂĄ logado. đŸ€Ł

Calma calabreso.