Outra coisa: Ninguém gosta que critiquem algo que acreditamos e estamos financeiramente expostos.

Se eu começar a falar mal de Monero o tempo todo, com certeza irão aparecer pessoas que tem interesse no Monero para rebater e etc, e provavelmente irá surgir faíscas no debate justamente por causa da exposição financeira.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Por mim tudo bem. Isso eliminará os usuários que são intelectualmente desonestos e não pensam criticamente sobre essas coisas. Esses usuários são puramente emocionais e reativos. Tenho conversas interessantes com aqueles que permanecem. O que tornou o Bitcoin excelente originalmente foi o pensamento adversário. Não são usuários que fingem que tudo está perfeito e que o Bitcoin vencerá de qualquer maneira.

Por favor, critique Monero. Obrigado. Se seus argumentos forem válidos, eles resistirão a um exame minucioso. E se você alcançar um número suficiente de pessoas, isso gerará discussões que desencadearão mudanças para tornar o Monero mais forte.

Você já ouviu falar do conceito de antifragilidade? Isso é extremamente necessário no moderno espaço de bolha maxi do Bitcoiner

Não faz sentido eu criticar algo que eu não vejo chance para o propósito maior que almejo na sociedade. Como eu disse antes, não há dúvidas de que existem tecnologias superiores ao bitcoin, onde mudanças (experimentos) ocorrem de forma mais simples e etc, justamente por essa falta de relevância/descentralização. Quando algo amadurece e é levado a sério, as coisas não se tornam tão simples como antes.

Se Monero substituísse hoje o Bitcoin, haveriam pessoas como você criticando características do Monero e fazendo propaganda para outra moeda e, os argumentos provavelmente seriam válidos.

Você continua mencionando a falta de descentralização, mas a mineração de Monero é mais descentralizada do que Bitcoin, já que literalmente qualquer pessoa com um telefone ou computador pode minerá-lo (quase todo mundo tem isso). Somente pessoas que podem gastar milhares de dólares em ASICs podem minerar Bitcoin.

E o Monero tem quase o número de nós que o Bitcoin possui:

https://monero.fail/map

Bitcoin também é simplesmente uma tecnologia com diferentes decisões de design.

Monero não precisa ser usado por todas as pessoas do planeta para ter sucesso. Todos na Terra precisam dirigir um veículo específico para que esse veículo seja considerado um sucesso? Não, obviamente. Mas a maioria dos Bitcoiners pensa assim sobre o Bitcoin. Você já está subindo uma colina mais íngreme.

Você parece pensar que haverá apenas uma criptomoeda no futuro. Isso nunca ocorreu com dinheiro em nenhum momento da história da humanidade, então cabe a você a responsabilidade de provar que isso acontecerá. Talvez esta seja a desconexão entre nós. Porque existem vantagens e desvantagens, e você não pode ser bom em tudo ou não será bom em nada, não acredito nisso. Sempre haverá muitas criptomoedas, algumas mais populares que outras e irão flutuar com o tempo.

Eu acho que a tendência, quando existe livre concorrência, sem leis de curso de curso forçado, sempre será da melhor moeda vencer e as outras morrerem, nem que seja lentamente, pois não faz nenhum sentido alguém manter riqueza em algo que outra moeda faça igual ou melhor (bitcoin com sidechains) e que tenha uma maior aceitação, segurança, liquidez e etc. Se isso se concretizar, criadores de altcoins sempre serão taxados, e com razão, de scammers.

Eu concedo que hoje vc tem razão, Monero tem um caso de uso que o bitcoin não tem. Eu só não apostaria meu patrimônio, por diversos motivos já explicados, nessa moeda. Eu usaria caso em casos específicos se eu precisasse.

Se você quer dizer que uma moeda se torna importante, ok, concordo. Mas nunca foi demonstrado em toda a história que todas as moedas morrem completamente. Mesmo agora existem muitas moedas diferentes. Mesmo quando o ouro era rei, a prata ainda era um jogador importante.

Ah, mas há muitas coisas que o Bitcoin não pode fazer agora e talvez nunca consiga. Os Bitcoiners valorizam a transparência para auditabilidade. Isso é mutuamente exclusivo para a privacidade. A camada base do Bitcoin nunca será privada. Você pode dizer que algum dia isso será descoberto em uma L2, mas as L2s sempre terão propriedades e segurança diferentes da privacidade da L1.

Depois vem o efeito de rede. Se o Bitcoin demorar muito para atingir uma forte camada de privacidade, o mercado terá dificuldade em mudar. Podemos olhar para os lightning e os líquidos como exemplos disso. Ambos extremamente pequenos se comparados ao Bitcoin da rede.

Você parece estar confundindo salvar um ativo com usar um ativo. As propriedades de um não são necessariamente ideais para as propriedades do outro.

Vamos finalizando esse tópico, eu já entendi o seu ponto e você o meu, já foram argumentos demais e já estamos repetindo, rs. Mas obrigado pelo papo. Abraço.

Sim, vamos apenas concordar em alguns pontos e discordar em outros. Obrigado por ser um bom esporte

Só uma questão: Não entendo muito de história do dinheiro mas o exemplo que vc mencionou são de moedas commodity né, e em uma época que o mundo não era informatizado e globalizado. Moedas commodity ao meu ver sempre terão algum valor, por questões óbvias. Agora no mundo moderno, onde qualquer um pode criar uma moeda e as pessoas podem trocar com um clique, não vejo como elas podem sobreviver, só com base em especulação para pump e dump em cima de desavisados.

A mesma ênfase que você dá ao mundo informatizado moderno é a razão pela qual acredito que é mais provável que existam e sejam aceitas muitas criptomoedas – cada uma com suas próprias especialidades. Simplesmente porque é muito fácil alterá-los. No passado, era muito mais trabalhoso aceitar outras moedas físicas/metais preciosos e trocá-los por ouro. Barreira muito maior. Mas com as criptomoedas você pode trocá-las facilmente e sem esforço com um clique do mouse ou até mesmo de forma automatizada. Mesmo que alguém fosse um Bitcoin maxi, seria inteligente aceitar qualquer criptomoeda e apenas trocá-la por Bitcoin, se você quiser. Isso ficará ainda mais fácil e contínuo com o tempo.