Sei de movimentos como Judeus messiânicos (caminho inverso), mas acho que dizer que todos são judeus é provocar/ofender aqueles que não reconhecem Cristo como o Messias. A Bíblia cita os não Judeus como Gentios, e deixa claro que porque eles não creram, nós também, os gentios, recebemos. Claro que isso dentro do plano perfeito e da revelação de Cristo. Veja, meu objetivo é a discussão saudável do tema. Tenho muito que aprender ainda. Obrigado por compartilhar tanta informação rica.
Discussion
E o meu objetivo sincero é de construir pontes e não de ofender ninguém.
Tentar mostrar a visão que unifica na mesma raiz, mesmo que nem todos concordem, baseado em vários pontos em comum e em simpatia, respeito e valorização da fé, acho que dificilmente alguém vai se sentir ofendido.
O objetivo de Deus sempre foi unificar a humanidade na mesma raiz, quantas profecias do Antigo Testamento falam do interesse de Deus nos gentios? Inúmeras. O objetivo seria que todos conhecessem a Deus desde o princípio: "em ti serão benditas todas as famílias da terra". Mesmo se eles cressem eles iriam trabalhar pelos gentios, foi o que todos os judeus que creram de verdade fizeram no primeiro século, principalmente Paulo.
Se você perguntar para alguns judeus "praticantes" o que eles acham de Jesus Cristo, talvez você se surpreenda com as respostas. Por esse motivo, entendo o seu ponto e admiro a sua habilidade em traduzir pensamentos em texto, mas dizer que todos somos judeus, mesmo que do ponto de vista de ter o mesmo Deus, não consigo concordar, talvez até por não conseguir entender essa afirmação. Conversando com um padre católico, ele me disse que o Judaismo, o Cristianismo e o Islamismo tem o mesmo Deus. Se colocarmos as linhas de pensamento em paralelo, e claro, dada as suas devidas proporções, podemos talvez considerar que todos somos Islâmicos (sendo que esse reducionismo também não faz sentido para mim). Veja, me parece que meu conhecimento é bem mais limitado que o seu no conhecimento teológico ou histórico. Como disse acima, talvez eu não conseguir entender a amplitude do pensamento para conseguir concordar. Mas isso não diminui a qualidade dos seus textos.
Eu não tenho conhecimento suficiente para falar a respeito do islamismo, até gostaria de criar uma nota sobre as três religiões, mas não me sinto preparado e, de fato, não estou. O que eu poderia dizer, ainda com risco de dizer besteira, é que eles apresentam o islamismo como um prosseguimento da fé cristã, considerando que realmente Jesus é profeta de Deus, mas negando os fundamentos dos seus ensinos e base do Evangelho sobre a salvação.
Realmente as respostas dos judeus podem surpreender até porque a diversidade de pensamentos dentro do judaísmo é enorme, alguns podem simpatizar e outros abominar.
Quem fala de unir os crentes todos em um Israel foi Jesus: "não fui enviado senão às ovelhas perdidas de Israel", "tenho ovelhas que não nesse aprisco e Me convém ajuntá-las e há era um rebanho e um Pastor".
Eu gosto de simplificar as coisas; no fundo só já dois caminhos e dois povos, os consagrados e os profanos, os justos e injustos... As escrituras judaicas possuem o evangelho codificado com poder, inclusive os cristãos primitivos só tinham o Antigo Testamento para aprender de Deus durante mais de trinta anos, até os primeiros escritos do Novo Testamentos surgirem e, mesmo assim, limitados às áreas geográficas inicialmente. Se eles crerem em Moisés e nos profetas de coração, Deus os guiará a Cristo, pois está escrito "A Lei (Torá) é o aio para nos conduzir a Cristo" e "o fim (finalidade, função) da Lei (Torá) é Cristo". Eu creio que muitos deles estão bem perto, só rejeita a falsa imagem que cristãos apostatados passam sobre Jesus.
Bons pontos. Sobre o que você falou no âmbito de salvação, me pergunto quem sou eu para dizer quem vai ser salvo ou não? Mas o ponto que eu trouxe, de que me causou estranheza na leitura é a afirmação de sermos todos judeus. Continuei refletindo sobre e entendi que, podemos ter a mesma base de fé, mas considerando que o plano perfeito de Deus é revelado em Cristo Jesus, é sobre Ele. Reconheço que os Judeus são o povo separado por Deus para serem chamados de Seu e reconheço todos os heróis da fé e a antiga aliança. Mas ainda assim, mesmo compartilhando da mesma base, não entendo que todos são/somos judeus.