«Na Europa, aproximadamente 11,5 mil milhões de euros são mantidos em dinheiro e em depósitos, representando um terço dos ativos financeiros totais das famílias. Nos EUA, essa proporção é de apenas um décimo.» - Christine Lagarde

«Lagarde propõe a criação de um “padrão europeu de poupança”, que ofereceria produtos transparentes e acessíveis em toda a União Europeia.» - Eco

Ou seja, o plano de "poupança" da Lagarde, é colocar os cidadãos a investir. Este sistema fiduciário inflacionário e binário, onde, ou és investidor, ou então perdes dinheiro Onde não é permitido o simples ato de poupar.

A moeda tem que voltar a ser uma reverva de valor, os cidadãos devem ter o direto à poupança.

https://eco.sapo.pt/2024/11/22/lagarde-propoe-um-padrao-europeu-de-poupanca-para-impulsionar-uniao-dos-mercados-de-capitais/

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

E investir em quê? Eco loucura.

O colapso está inevitável com este pessoal.

O plano de Lagarde consiste em aproximar o padrão europeu ao padrão americano. Ou seja, transferir o peso da balança de poupança pública para um esquema de poupança assente no investimento pelos próprios indivíduos, sendo que para ser bem implementado tem de ser acompanhado do crescimento económico e do desenvolvimento empresarial/industrial europeu. O modelo europeu funcionou para os europeus durante praticamente a segunda metade do sec. XX e no início do sec XXI. Um modelo que concentra o risco no Estado e numa minoria com capacidade para investir, mas que afasta o grande público dos mercados. As coisas estão a mudar. Sou daqueles que acha que o risco vai ser cada vez mais partilhado, bom a participação de cada vez mais atores nos processos de investimento.

Olha, eu até concordo que o dinheiro deva ser investido, mas só quando a economia inteira, os dividendos pagos e etc forem em Bitcoin. Enquanto isso não ocorrer, realmente para nós que poupamos em Bitcoin, não faz sentido investir.

Obs. Quem decide poupar e viver no padrão fiat, não tem direito a poupança, pois essa é uma característica inerente desse padrão.

O americano tem isso enraizado na cultura há décadas (ou séculos). Não existe nenhuma outra nacionalidade que invista tanto quanto os americanos.

E europeu me parece um povo acomodado. Acomodados na riqueza durante os anos de liberdade econômica pós guerra

Há vantagens e desvantagens. Não estou certo que o estilo de vida europeu tivesse sido possível sem a concentração do risco dos Estados. Na Europa existia também muito menos conhecimento no que toca ao investimento.

A sociedade européia é bem mais antiga e berço do mercado de ações, inclusive da primeira empresa de capital aberto da história. Era pra eles serem superiores nisso, não uma colônia.