Avatar
Jim Borrowinson
76888bc4676ad7d0ac1de4810b1aef62bb8bd80bd0f4cfbe1984963addd6fbc8

Há vantagens e desvantagens. Não estou certo que o estilo de vida europeu tivesse sido possível sem a concentração do risco dos Estados. Na Europa existia também muito menos conhecimento no que toca ao investimento.

O plano de Lagarde consiste em aproximar o padrão europeu ao padrão americano. Ou seja, transferir o peso da balança de poupança pública para um esquema de poupança assente no investimento pelos próprios indivíduos, sendo que para ser bem implementado tem de ser acompanhado do crescimento económico e do desenvolvimento empresarial/industrial europeu. O modelo europeu funcionou para os europeus durante praticamente a segunda metade do sec. XX e no início do sec XXI. Um modelo que concentra o risco no Estado e numa minoria com capacidade para investir, mas que afasta o grande público dos mercados. As coisas estão a mudar. Sou daqueles que acha que o risco vai ser cada vez mais partilhado, bom a participação de cada vez mais atores nos processos de investimento.

> ping localhost

Ao tempo que não passava por cá! O que há de novo?

Verifying my Nostr Nests identity: NfDjKhKNYGwaMThYXlPnC9Xb6O1DzN60Zcs116BKCKM

https://nostrnests.com

Por outro lado pode contribuir para a dinamização dos mercados e para o aumento dos juros à poupança. A verdade é que os bancos não têm grandes motivos para incentivar os depósitos.