Como disse anteriormente, concordo com ele no mundo das ideias, mas na prática vou ter que virar catador de sats pra nāo financiar o estado em nenhum grau.
Discussion
Essa desculpa conformista só prorroga o que você quer tanto por fim. Catador de sats é mendigo, tem tanto o que pode fazer.
Até agora você nāo respondeu o que faz...
Pouco importa. Eu faço a minha parte para não ser um cidadão. Minhas ações não vão fazer as suas parecerem mais certas ou erradas. Eu não sou membro de um grupo criminoso que rouba pessoas pacíficas e nem me sustento dele.
Ok! Que você continue nesse caminho.
Fiquei chateado que você nāo queira expor o que faz da vida.
No fim ambos queremos o fim do Estado.
Como disse, estou aqui juntando meus sats para meter o pé e tocando meus projetos para nāo ser mais um funça.
Em breve nāo serei mais verme, infelizmente ainda nāo passei do estágio larval.
Se quer o fim não devia fazer parte dele.
Seu objetivo é nobre e acertado, se for o de viver fora do sistema como alguém soberano. Porém esse mácula vai estar presente de uma forma que outros funças não tem, muitos deles fazem parte de algo que eles não entendem assim como todo cidadão, você faz parte sabendo.
Quero deixar de ser funça, nāo quero seguir minha vida com isso.
Bancos, empresas que se beneficiam de crédito barato tem muito mais poder coercitivo e sāo igualmente danosos.
Se eu trabalhasse pra Nestlé, Toyota, Honda, Google, OpenAi ou qualquer empresa nacional/multinacional que recebe subsídio estatal estaria sendo comparça?
Qual a soluçāo?
Bancos e governos são a mesma coisa, são corporações que trabalham mutuamente usando você como o produto deles. As corporações que você citou são tão ruins quanto, entretanto quem trabalha numa dessas empresas trabalha e recebe pra produzir coisas que serão compradas de forma voluntária (e isso não é capitalismo justamente por conta das regulação, leis e benefícios), diferente de você que vai atuar num serviço que não existe e não é financiado de forma voluntária. Você tá procurando gradação pra se sentir menos culpado? Mais criminoso que você tem um monte, tem a polícia, os fiscais, legisladores, juízes, a lista é extensa e da pra achar um se quiser se sentir menos sujo. Aindo assim o ponto pacífico é que você será um verme. O mal é o mal, o maior, o menor o do meio.
Depende, se as marcas sāo subsídiadas eu nāo tenho voluntariedade alguma.
Se eu posso escolher entre 3 coisas que o Estado escolheu pra mim nāo tem nada de voluntário.
Qual emprego nāo é mal? Ser p2p?
Se eu sou funcionário de uma empresa subsidiada como a OpenAI que nāo se sustenta da venda de seus próprios serviços, sou tal qual um funça.
Honda? Monopólio gerado pela burocracia estatal.
A voluntariedade nāo existe em um regime que intervém na economia. Assim como você disse o mal é o mal e ele está em todas as relações já que o estado está em todas elas...